Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000745
Título: Dinâmica da agricultura nos polos de produção de grãos no Mato Grosso do Sul.
Autoria: COUTINHO, A. C.
BROWN, J. C.
ESQUERDO, J. C. D. M.
KASTENS, J.
RIBEIRO, B. M. de O.
Afiliação: ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA; JOHN CHRISTOPHER BROWN, Universidade de Kansas; JÚLIO CÉSAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; JUDE KASTENS, Universidade de Kansas; BRUNO MILLIET DE OLIVEIRA RIBEIRO, IG/Unicamp.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014.
Páginas: p. 240-249.
Conteúdo: Resumo: Em função da crescente demanda por fontes renováveis de energia para suprir os mercados nacional e internacional, o Brasil está atravessando um novo ciclo de expansão das áreas de plantio da cana-de-açúcar, cujo objetivo principal é atender a demanda interna por álcool combustível. Além de promover a substituição de combustíveis fósseis, esse fenômeno também busca atender acordos internacionais relacionados às mitigações das emissões de gases de efeito estufa, já que o etanol apresenta-se como uma fonte alternativa de energia renovável e menos poluidora, adequando-se, portanto, aos critérios de sustentabilidade. Nos últimos anos, a cultura canavieira tem promovido um aumento bastante significativo em termos da área plantada no Brasil, superando a marca de oito milhões de hectares nas regiões Centro-Sul e Norte-Nordeste. Como a região Centro-Sul tem sido estratégica para a produção de grãos e fibras, bem como para a distribuição de alimentos, essa notável expansão das áreas de plantio de cana-de-açúcar tem promovido alguns conflitos de interesses entre diferentes setores do agronegócio nacional e promovido amplos debates envolvendo, por um lado, aspectos de segurança alimentar e, por outro, a ampliação da produção de energia renovável e ecologicamente mais sustentável. Com o objetivo de ampliar a oferta de informações geoespaciais sobre a dinâmica territorial da agricultura e, desta forma, apoiar a formulação de políticas públicas voltadas ao aumento da sustentabilidade ambiental, social e econômica, este trabalho mapeou a dinâmica das áreas de produção de grãos no Estado do Mato Grosso do Sul e avaliou com base nos dados publicados pelo projeto CANASAT, quais foram as transições de uso da terra promovidas pela expansão da cultura de cana-de-açúcar no período entre 2005 e 2013. Os resultados mostraram que apesar da cana-de-açúcar concorrer, em termos territoriais, diretamente com a produção de alimentos e fibras no Estado do Mato Grosso do Sul, as transições têm sido compensadas com o deslocamento das áreas da agricultura anual.
Thesagro: Segurança alimentar
NAL Thesaurus: Time series analysis
Food security
Sugarcane
Palavras-chave: Dinâmica da agricultura
MODIS
Séries temporais
Cana-de-açúcar
Agricultural dynamics
Notas: Geopantanal 2014.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dinamicaagricultura.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace