Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001476
Título: Rendimentos de carcaça, cortes comerciais e não-componentes da carcaça de cordeiros Santa Inês alimentados com feno de erva-sal e concentrado.
Autoria: MORENO, G. M. B.
BORBA, H.
ARAUJO, G. G. L. de
VOLTOLINI, T. V.
SOUZA, R. A.
SILVA SOBRINHO, A. G. da
BUZANSKAS, M. E.
LIMA JUNIOR, D. M. de
ALVARENGA, T. I. R. C.
Afiliação: GREICY MITZI BEZERRA MORENO, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca; HIRASILVA BORBA, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Tecnologia, Jaboticabal; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; RAFAEL ARAUJO SOUZA, Universidade Federal da Bahia; AMERICO GARCIA DA SILVA SOBRINHO, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Zootecnia, Jaboticabal; MARCOS ELI BUZANSKAS, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Exatas, Jaboticabal; DORGIVAL MORAIS DE LIMA JÚNIOR, Universidade Federal de Alagoas; THARCILLA ISABELLA RODRIGUES COSTA ALVARENGA, Universidade Federal de Lavras.
Ano de publicação: 2014
Referência: Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, v. 15, n. 1, p. 192-205 jan./mar. 2014.
Conteúdo: Objetivou-se com este trabalho avaliar os rendimentos de carcaça, cortes comerciais e não-componentes da carcaça de cordeiros Santa Inês alimentados com 30, 40, 50 e 60% de feno de erva-sal associado a concentrado. Foram utilizados 32 ovinos machos castrados, com 8 meses de idade e peso inicial de 22 + 1,97kg, confinados individualmente e abatidos após 60 dias de confinamento. Os pesos de carcaça quente e fria decresceram linearmente com o aumento de feno de erva-sal na dieta, no entanto, não houve efeito para o rendimento verdadeiro de carcaça (59,42%) e dos cortes: paleta (19,26%), pescoço (8,52%), costelas (26,57%) e perna (33,88%). Houve efeito linear decrescente para área de olho de lombo e espessura de gordura à medida que o nível de feno de erva-sal aumentou na dieta. Os pesos e os rendimentos de pele, fígado, coração, rins com gordura perirrenal e gorduras omental e mesentérica decresceram linearmente com a inclusão de feno de erva-sal na dieta, enquanto o conteúdo (%) do trato gastrintestinal aumentou. O aumento da proporção de feno de erva-sal na dieta de cordeiros proporciona adequados rendimentos verdadeiros de carcaça e dos cortes comerciais, no entanto, reduz a área de olho de lombo e a espessura de gordura subcutânea, medidas importantes na avaliação qualitativa da carcaça ovina.
Thesagro: Produção animal
Cordeiro
Alimentação
NAL Thesaurus: Animal production
Palavras-chave: Rendimentos de carcaça
Cortes comerciais
Erva-sal
Olho de lombo
Espessura de gordura
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAdeu7.pdf286,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace