Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005330
Título: Digestibilidade in situ do sorgo e desaparecimento do Nitrogênio amoniacal em vacas holandesas alimentadas com Zeólita e Uréia.
Autoria: RIBEIRO, F. A.
MORAIS, J. P. G. de
CARDOSO, R. D.
SOUZA, G. B. de
ESTEVES, S. N.
BERNARDI, A. C. de C.
Afiliação: FELIPE AZEVEDO RIBEIRO; JOZIVALDO PRUDÊNCIO GOMES DE MORAIS, UNICASTELO/DESCLVADO; RODRIGO DONIZETI CARDOSO, UNICASTELO; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Ano de publicação: 2014
Referência: Veterinária e Zootecnia, v. 21, n. 1, p. 102-107, 2014.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo e o desaparecimento do nitrogênio amoniacal em vacas holandesas fistuladas alimentadas com zeólita e uréia. Foram utilizadas dietas isoprotéicas e isoenergéticas e com zeólita (400g/dia) e sem zeólita. Foram avaliados pH e dinâmica do nitrogênio no rúmen e digestibilidade in situ. Os resultados indicaram que a utilização da zeólita natural misturadas à uréia proporcionou a maior disponibilidade de amônio no rúmen. O comportamento do pH ruminal não foi afetado com a inclusão da zeólita estilbita na composição das dietas. A suplementação com zeólita na dieta com uréia levou à menor digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo (planta) e menor digestibilidade da FDNi.
Thesagro: Digestibilidade
Rúmen
Palavras-chave: Fibra em detergente neutro indigestível
Estilbita
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2014.000190.pdf208,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace