Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIHLER, W.
dc.contributor.authorSANCHES, M. M.
dc.contributor.authorFALCAO, R.
dc.contributor.authorFAZOLIN, M.
dc.contributor.authorESTRELA, J. L. V.
dc.contributor.authorSOUZA, M. L. de
dc.date.accessioned2018-07-11T00:36:28Z-
dc.date.available2018-07-11T00:36:28Z-
dc.date.created2015-01-26
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014. Resumo 1102.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006702-
dc.descriptionBaculovirus são vírus em forma de bastão, envelopados, com DNA dupla fita circular, sendo que a maioria das espécies infecta insetos da ordem Lepidóptera. Devido a seu potencial como agentes de controle de pragas na agricultura e florestas, eles tem sido empregados com sucesso como bioinseticidas. O mandarová da mandioca (Erinnyis ello) é uma importante praga da mandioca e da seringueira com alta capacidade de migração. Neste trabalho é apresentada a caracterização de um baculovírus com ocorrência em populações de Erinnyis ello em área privada (agricultura familiar) no município de Cruzeiro do Sul, Acre (Latitude -7,55086; Longitude -72,72570). Inicialmente partículas virais foram purificadas de larvas com sintomas de infecção através de ultracentrifugação em gradiente de sacarose. Após tratamento para microscopia eletrônica seguido de contraste com acetato de uranila 2%, as partículas foram fotografadas utilizando-se microscópio eletrônico JEOL 1011. O vírus de forma ovalada, apresentando apenas um vírion por envelope e com menos de 0,5 uM, foi identificado como sendo do gênero Betabaculovirus (extinto gênero Granulovirus) da família Baculoviridae. Em seguida o DNA viral foi extraído através de ciclos de fenol e clorofórmio, digerido com diferentes enzimas de restrição e submetido a eletroforese em gel de agarose. A analise dos perfis de restrição obtidos com as enzimas Bam HI e com Hind III revelou um total de sete e de três fragmentos, respectivamente. Na clivagem com Pst I, foram identificados oito fragmentos molares e três submolares. Na digestão com Eco RI foi observado um número superior a vinte fragmentos incluindo várias bandas submolares. Embora tenha apresentado algumas diferenças, o perfil de restrição do DNA do isolado EeGV coletado no Acre foi similar ao descrito para o isolado EeGV proveniente de Itajai, SC, cujo genoma completo possui 102,759 bp. A determinação da sequência genômica do isolado do Acre encontra-se em andamento.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDoenças e pragas
dc.subjectMandarová da mandioca
dc.subjectCruzeiro do Sul (AC)
dc.titleCaracterização de Erinnyis ello Granulovirus isolado de populações de mandarová da mandioca em Cruzeiro do Sul, Acre.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-07-11T00:36:28Zpt_BR
dc.subject.thesagroBaculovirus
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.nalthesaurusErinnyis ello granulovirus
riaa.ainfo.id1006702
riaa.ainfo.lastupdate2018-07-10
dc.contributor.institutionWILLIAM SIHLER, CENARGEN; MARCIO MARTINELLO SANCHES, CENARGEN; ROSANA FALCAO, CENARGEN; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; MARLINDA LOBO DE SOUZA, CENARGEN.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25296.pdf71,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace