Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010808
Título: Efeito da adição de lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor na viabilidade do sêmen congelado de ovinos Santa Inês.
Autoria: MAIA, M. da S.
BICUDO, S. D.
AZEVEDO, H. C.
SOUSZA, D. B. de
RODELLO, L.
MEIRA, C.
Afiliação: MARCIANE DA SILVA MAIA, CPATSA; Sony Dimas Bicudo, UNESP; Humerson Costa Azevedo, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Daniel Bartoli de Sousa, UNESP; Leandro Rodello, UNESP; Cezinande Meira, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Ano de publicação: 2008
Referência: Veterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 15, n. 3, dez. p. 521-530, 2008.
Conteúdo: Este estudo foi planejado com o objetivo de avaliar o efeito da adição do detergente lauril sulfato de sódio (OEP) ao diluidor utilizado para a criopreservação do sêmen sobre vários parâmetros da viabilidade espermática. Foram obtidos por meio de vagina artificial, dois ejaculados, de 10 carneiros Santa Inês. Os ejaculados foram diluídos com o diluidor TRIS-gema contendo (0,5 ou 1,0% de OEP) ou sem OEP. Após a descongelação, a motilidade espermática foi avaliada usando o sistema computadorizado de análise espermática (CASA), a integridade da membrana plasmática e acrossomal foi avaliada usando os fluorocromos iodeto de propidium (IP) e diacetato de carboxifluoresceína (DIC) e o estádio de capacitação espermática pela técnica da Clortetraciclina (CTC). A motilidade espermática total e progressiva e a porcentagem de espermatozóides viáveis com membrana plasmática e acrossomal intactas foram mais altas (P<0,05) no diluidor TRIS com 0,5 ou 1,0% de OEP, comparado ao controle. Concluiu-se que, a congelabilidade do espermatozóide ovino foi significativamente melhorada quando o sêmen foi congelado no diluidor TRIS-gema contendo uma concentração adequada de OEP
Thesagro: Produção animal
Criopreservação
NAL Thesaurus: Animal production
Palavras-chave: Ovino Santa Inês
Sêmen de carneiro
Lauril sulfato de sódio
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marciane22014.pdf251,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace