Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020401
Título: Eficiência da fixação de N2 em feijão-caupi inoculado com estirpes de rizóbio isolados de diferentes regiões de Roraima.
Autoria: MOSQUEIRA, C. A.
CHAVES, J. da S.
SILVA, J. P. da
HUNGRIA, M.
ZILLI, J. E.
SILVA, K. da
Afiliação: CÁTIA APARECIDA MOSQUEIRA, UFRR; JOSIMAR DA SILVA CHAVES; JOSELMA PEDROSA DA SILVA; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; JERRI ÉDSON ZILLI; KRISLE DA SILVA.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 31.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 15.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 13.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 10., 2014, Araxá. Fertilidade e biologia do solo: integração e tecnologias para todos: anais. Araxá: SBCS, 2014. FertBio 2014
Conteúdo: A região Amazônica possui uma elevada diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio, que podem ter potencial para uso como inoculante em diversas culturas. O uso de inoculantes com estirpes eficientes na fixação biológica de nitrogênio (FBN), tem se mostrado uma estratégia importante visando o aumento da produtividade de leguminosas de importância socioeconômica, como o feijão-caupi (Vigna unguiculata L Walp.). Desse modo objetivou-se avaliar as estirpes isoladas de áreas de mata e cerrado do Estado de Roraima quanto sua capacidade de fixar nitrogênio nas condições de campo. Para tanto foram conduzidos dois ensaios no Campo Experimental Água Boa da Embrapa Roraima, um em área de primeiro cultivo e outro em área já cultivada anteriormente. As áreas tiveram seu solo analisados, sendo a área nova corrigida e adubada e a área cultivada somente adubada. Os ensaios foram em blocos ao acaso com quatro repetições com uma cultivar de feijão-caupi BRS Guariba, duas estirpes recomendada para a cultura (BR 3262 e UFL03-84) e oito estirpes nativas do solo de Roraima, um tratamento com 50 kg.ha-1 N e um controle sem inoculação e sem nitrogênio. A inoculação consistiu em 600 mil unidades formadoras de colônia (UFC) por gramas de sementes, após a inoculação foi distribuídas 10 sementes por metro linear. Foram avaliados: número e massa de nódulos secos, massa da matéria seca e N total da parte aérea, e rendimento de grãos (umidade de 13%) na colheita. Os dados foram analisados usando o programa Sisvar e os efeitos dos tratamentos comparados pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade, sendo o número de nódulos, massa seca da parte área e nitrogênio total, transformados para raiz quadrada. No experimento conduzido em área de primeiro cultivo, apenas a BR 3262 exibiu valor significativo para número e massa seca de nódulos. Quanto à massa seca da parte área e produtividade, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Por outro lado, para o nitrogênio total da parte área, a estirpe ERR 510 apresentou valor superior aos demais tratamentos. No experimento conduzido em área já cultivada, todos os tratamentos inoculados com as oito estirpes isoladas apresentaram aumento do número e massa seca de nódulos das plantas de feijão-caupi. Quanto à massa seca da parte área e produtividade, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Por outro lado a estirpe ERR 40 apresentou melhor resultado quanto ao nitrogênio total da parte área, sendo superior às estirpes recomendadas. Três estirpes (ERR 24, ERR 40 e ERR 510) apresentam potencial para futuros estudos de recomendação de inoculantes.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Feijão
Palavras-chave: Fixação biológica de nitrogênio
Rizóbio
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFICIENCIADAFIXACAODEN2EMFEIJAOCAUPIINOCULADOCOM.pdf252,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace