Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022807
Título: Isolados de Xanthomonas axonopodis pv. manihotis no estado do Pará.
Autoria: CARDOSO, S. V. D.
ISHIDA, A. K. N.
SILVA, C. T. B. da
CAMPOS, K. R. de A.
Afiliação: Sandra Valéria Dias Cardoso, BOLSISTA FAPESPA; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU; Kátia Regina de Andrade Campos, ESTAGIÁRIA CPATU.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 203-206.
Conteúdo: A bacteriose ou murcha bacteriana causada Xanthomonas axonopodis pv. manihotis (Xam) é a doença de maior importância econômica na cultura da mandioca, e sua ocorrência está generalizada em todos os locais onde a mandioca é cultivada. O presente trabalho teve por objetivo coletar e preservar os isolados de Xam de diferentes regiões produtoras de mandioca do Estado do Pará. Amostras de folhas com sintomas característicos da doença foram coletadas, identificadas e levadas ao Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental, onde foram realizados os testes de exsudação, isolamento do patógeno, teste de patogenicidade e preservação dos isolados. Foram obtidos 24 isolados de X. axonopodis pv. manihotis obtidos de plantas de mandioca, provenientes dos municípios Acará, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Igarapé-Açu, Marituba, Santa Isabel, Tailândia e Tracuateua. Todos os isolados induziram sintomatologia típica da doença.
Thesagro: Bacteriose
Doença
Manihot Esculenta
Mandioca
Palavras-chave: Isolados
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201543.pdf516,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace