Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022908
Título: Comportamento de abandono de abelhas africanizadas em apiários durante a entressafra, na região do Alto Oeste Potiguar, Brasil.
Autoria: HOLANDA-NETO, J. P. de
PAIVA, C. da S.
MELO, S. B. de
PAIVA, A. C. C. de
MARACAJÁ, P. B.
SILVA, A. F. da
PEREIRA, D. S.
Afiliação: João Paulo de Holanda-Neto, IFRN; Charle da Silva Paiva, MESTRANDO UFERSA; Stefeson Bezerra de Melo, UFERSA; Anna Catarina Costa de Paiva, MESTRANDA UFCG; Patrício Borges Maracajá, UFCG; Armando Ferreira da Silva, SENAR-PI; DANIEL SANTIAGO PEREIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2015
Referência: Agropecuária Científica no Semiárido, v. 11, n. 2, p. 77-85, abr./jun. 2015.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi identificar a taxa de abandono de enxames de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) em colméias, e as principais causas deste comportamento sob o ponto de vista do apicultor, durante o biênio de 2012 e 2013, em municípios da região do Alto Oeste Potiguar, Brasil. Foram aplicados 63 questionários semi estruturados, in locu, em quatro municípios: Pau dos Ferros; Marcelino Vieira, Doutor Severiano e Francisco Dantas. Verificou-se que houve uma taxa de abandono média de 55% nos quatro municípios, aproximadamente metade dos apicultores alimentou seus enxames principalmente com alimentos energéticos, sendo que os apicultores que utilizaram alimentação artificial relataram ataque da abelha arapuá (Trigona spinipes) e formigas do gênero Camponotos à suas colméias, enquanto que os que não alimentaram declararam ser a traça da cera (Galleria mellonela) a praga de maior ocorrência em seus apiários.
Thesagro: Alimentação
Caatinga
Palavras-chave: Abelha africanizada
Apis mellifera L
Enxameação
Pragas
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento.pdf432,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace