Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031976
Título: Matéria orgânica leve do solo em função do uso combinado de leguminosas e biocarvão no processo de recuperação de área degradada pelo cultivo intensivo de mandioca.
Autoria: NONATO, A. C. R.
XAVIER, F. A. da S.
PEREIRA, D. S.
SOUZA, L. D.
Afiliação: ANA CAROLINA RABELO NONATO, UFRB; FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER, CNPMF; DJALMA SILVA PEREIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 9., 2015: Cruz das Almas, BA. Pesquisa: para quê? para quem? : resumos. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Conteúdo: O cultivo intensivo do solo com uma mesma cultura durante anos consecutivos pode levar à perda da sua fertilidade e desencadear um processo erosivo de difícil recuperação. O cultivo de leguminosas e/ou aplicação de biocarvão no solo têm sido consideradas estratégias interessantes para o processo de recuperação do solo em áreas degradadas pelo cultivo agrícola. Não há informação, porém, sobre o uso combinado destas técnicas na recuperação do solo. A matéria orgânica leve (MOL) representa um compartimento do C orgânico do solo importante para a atividade microbiana e para a ciclagem de nutrientes no solo e pode ser considerada um indicador sensível às mudanças recentes nos níveis de C orgânico do solo em função do manejo.
NAL Thesaurus: biochar
Palavras-chave: Processo erosivo
Solo coeso
Vegetação espontânea
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jornadacientifica2015Pagina117.pdf548,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace