Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033266
Título: Composição celular de microalgas obtidas da ficorremediação de efluentes suinícolas.
Autoria: MICHELON, W.
SILVA, M. L. B. da
MEZZARI, M. P.
BEDENDO, G. C.
SOARES, H. M.
Afiliação: WILLIAN MICHELON, UFSC; MARCIO LUIS BUSI DA SILVA, CNPSA; MELISSA PAOLA MEZZARI, UNOESC; GIZELLE CRISTINA BEDENDO, CNPSA; HUGO MOREIRA SOARES, UFSC.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 4., 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Brasília: Embrapa, 2015.
Conteúdo: A remoção do nitrogênio e fósforo do digestato utilizando processos de ficorremediação foi demonstrada. A composição celular das microalgas cultivadas foi avaliada. Dois tipos de efluentes foram utilizados: do UASB e de reator aeróbio para nitrificação-desnitrificação (RBA). Fotobiorreatores (FBRs) em escala de laboratório foram utilizados para os testes. A amônia e o fósforo foram eficientemente removidos (> 99%) após 100 dias de experimento. A biomassa de microalgas foi constituída por 50, 41 e 1% de proteínas, carboidratos e lipídios, respectivamente. Os resultados sugerem que a ficorremediação pode ser promissora como tratamento terciário. Além disso, a produção excedente da biomassa de microalgas pode ter valor agregado nas diversas aplicações biotecnológicas, incluindo a de uso para nutrição animal.
Thesagro: Amônia
Fósforo
Palavras-chave: Composição celular
Microalgas
Ficorremediação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final7688.pdf347,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace