Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036919
Título: Estratégias de organização e gênero em sistemas apícolas.
Autoria: WOLFF, L. F.
SCHWENGBER, J. E.
GOMES, G. C.
GOMES, J. C. C.
Afiliação: LUIS FERNANDO WOLFF, CPACT; JOSE ERNANI SCHWENGBER, CPACT; Gustavo Crizel GOMES; JOAO CARLOS COSTA GOMES, CPACT.
Ano de publicação: 2015
Referência: Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, out. 2015. Resumo apresentado no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém, PA.
Conteúdo: Este trabalho buscou identificar as estratégias de organização e gênero em diferentes unidades de produção familiar e comunidades tradicionais da Metade Sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram selecionados quatro grupos: indígenas guaranis em Barra do Ribeiro; quilombolas em Canguçu; agricultores familiares em Pelotas; e assentados da reforma agrária em Hulha Negra. Foram conduzidas treze entrevistas abertas semi estruturadas e quatro dinâmicas participativas de grupo. Cada grupo possui sua própria evolução cultural e sua distinta história no território, o que reflete em desdobramentos e enfoques específicos. Constroem estratégias de apoio mútuo e de busca de maior autonomia com participação social. Baseados no desenvolvimento endógeno e na inclusão, estão em diferentes estágios de busca por processos participativos e coletivos de gestão dos bens de produção, com homens e mulheres assumindo diferentes papeis na transição para uma equidade nas relações sociais, econômicas e de gênero.
Thesagro: Agricultura Familiar
Apicultura
Mel
Mulher
Mulher Rural
Palavras-chave: Indígena
Assentados
Quilombola
Comunidade tradicional
Gênero
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtEstratOrganizGeneroApicWolffEtalCbAgroec2015.pdf198,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace