Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, M. F.
dc.contributor.authorNUNES, A. C. R.
dc.contributor.authorSPERA, S. T.
dc.contributor.authorMAGALHAES, C. A. de S.
dc.date.accessioned2020-10-01T09:11:48Z-
dc.date.available2020-10-01T09:11:48Z-
dc.date.created2016-03-17
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 4., 2015, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041292-
dc.descriptionOs sistemas integração lavoura pecuária floresta (ILPF) consistem numa estratégia que visa produção agropecuária sustentável ao integrar os componentes: lavoura, criação de gado e florestas plantadas numa mesma área, aproveitando os efeitos sinérgicos desta integração. A ampliação do uso desse e de sistemas agroflorestais em quatro milhões de hectares até 2020 foi compromisso assumido pelo governo brasileiro, tendo como base o Plano ABC, o qual tem por objetivo reduzir emissões de gases de efeito estufa na agricultura brasileira. A estrutura do solo tem sido estudada por muitos pesquisadores, principalmente quanto aos efeitos sobre a aeração do solo que causam redução de rendimento das culturas. E atualmente, sobre as emissões de gases de efeito estufa. Normalmente as causas mais comuns da desestruturação física do solo ocorrem devido ao pisoteio de animais como o gado, máquinas agrícolas, como trator, colhedoras e implementos agrícolas. Com a agricultura se modernizando, o peso das máquinas e equipamentos e o aumento da intensidade do uso do solo (FONTANELI et al., 2010). A desestruturação do solo, assumida como compactação do solo, é danosa à produção agrícola, pois influência negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha redução no desenvolvimento. Os efeitos prejudiciais da desestruturação do solo são: redução no crescimento das raízes, na aeração e na disponibilidade de água do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIlpf
dc.subjectIntegração lavoura-pecuária-floresta
dc.titleAtributos físicos de solo e efeitos sobre a emissão de óxido nitroso em uma área manejada com estratégia integração lavoura pecuária floresta.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroManejo
dc.format.extent2p. 31-35
riaa.ainfo.id1041292
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-30
dc.contributor.institutionMARCLEIRE F. RIBEIRO, UFMT; ANA CLÁUDIA RIBEIRO NUNES, UFMT; SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015-cpamt-sts-atributos-fisicos-solo-emissao-oxido-nitroso-area-manejada-ilpf.pdf475,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace