Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042754
Título: Qualidade das fibras de cultivares transgênicas de algodoeiro cultivadas sob diferentes irrigações na Região Semiárida.
Autoria: ZONTA, J. H.
SOFIATTI, V.
BEZERRA, J. R. C.
RODRIGUES, J. I. S.
FARIAS, F. J. C.
CARVALHO, L. P. de
Afiliação: JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; JOSE RENATO CORTEZ BEZERRA, CNPA; JOSIANE I. SILVA RODRIGUES; FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; LUIZ PAULO DE CARVALHO, CNPA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 10., 2015, Foz do Iguaçu. Resumos. Brasília, DF: ABRAPA, 2015.
Conteúdo: O cultivo de algodão irrigado na região semiárida é uma ótima oportunidade para o setor algodoeiro, visto que, devido ao clima, nesta região são produzidas fibras de ótima qualidade e, em áreas irrigadas, são alcançadas excelentes produtividades. A introdução de cultivares transgênicas, resistentes ao herbicida glyphosate, pode ser uma forma de aumentar a área cultivada com algodoeiro na região, visto que o elevado custo e a escassez de mão de obra estão entre os principais problemas da cadeia produtiva do algodão. Levando-se em consideração que em áreas irrigadas a infestação de plantas daninhas é elevada, o uso de cultivares transgênicas, que possibilitam o controle das plantas daninhas com uso de glyphosate aplicado em área total, é de fundamental importância para a sustentabilidade da cadeia produtiva, devido a facilidade de aplicação e redução no custo com essa operação se comparado ao cultivo de cultivares convencionais. Em áreas irrigadas, uma forma de reduzir o gasto de água na irrigação é através da irrigação com déficit hídrico controla do, buscando manter a produtividade das culturas, elevando-se a eficiência de uso da água, de modo a garantir o retorno da produção por unidade de água aplicada, aumentando a sustentabilidade do sistema. Para o algodoeiro, diversos trabalhos têm demonstrado que a cultura sofre influência tanto na produtividade como na porcentagem e qualidade de fibras quando submetido a irrigação com déficit hídrico. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a porcentagem e a qualidade de fibras de cultivares de algodoeiro transgênicas com resistência ao glyphosate, submetidas a diferentes lâminas de irrigação.
Thesagro: Algodão
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
52QUALIDADEDASFIBRAS.pdf76,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace