Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1044791
Título: Avaliação do método de Penman Monteith FAO 56 com dados faltosos e de métodos alternativos na estimativa da evapotranspiração de referência no Submédio Vale do São Francisco.
Autoria: MORAIS, J. E. F. de
SILVA, T. G. F. da
SOUZA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
DINIZ, W. J. da S.
SOUZA, C. A. A. de
Afiliação: JOSÉ EDSON FLORENTINO DE MORAIS, Mestrando da UFRPE; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor da Universid ade Federal Rural de Per nambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Serra Talhada, PE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; WELLINGTON JAIRO DA SILVA DINIZ, Mestrando da UFRPE; CARLOS ANDRÉ ALVES DE SOUZA, Mestrando da UFRPE.
Ano de publicação: 2015
Referência: Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, n. 6, p. 1644-1660, 2015.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o desempenho do método Penman Monteith parametrizado no boletim 56 da FAO (PM-FAO56) com ausência de dados, e de métodos alternativos para a estimativa da evapotranspiração de referência no Submédio Vale do São Francisco. Foram utilizadas as variáveis meteorológicas do período de março de 2003 a abril de 2008, de cinco estações automáticas pertencentes à rede da Embrapa Semiárido. Na avaliação desse método foram consideradas diferentes combinações quanto à ausência de medição de variáveis meteorológicas (saldo de radiação, radiação solar global, temperatura e umidade relativa do ar, e velocidade do vento), e os métodos alternativos de Hargreaves e Samani, Jensen e Haise e Makkink. O desempenho foi analisado por meio de índices e erros estatísticos. Os resultados revelaram que o método PM-FAO56 possui boas estimativas dos valores de ETo quando a ausência de dados se limita às variáveis de umidade relativa do ar, para a estimativa da pressão parcial do vapor d?água, e, ou, da velocidade do vento, logo que a raiz quadrada do quadrado do erro médio foi inferior a 0,65 mm dia-1, quando não há os dados dessas duas variáveis ao mesmo tempo. A estimativa dos valores de saldo de radiação apesar da boa precisão e exatidão na maioria das estações meteorológicas (r2 > 0,93 e coeficiente angular da reta < 1,19) eleva o erro de cálculo da ETo na região. Os métodos alternativos de Hargreaves e Samani, Jensen e Haise e Makkink não se mostraram satisfatórios na estimativa da ETo no Submédio do Vale São Francisco, em decorrência dos elevados erros (RMSE > 1,04 mm dia -1)
Thesagro: Evapotranspiração
Clima
NAL Thesaurus: Irrigation management
Palavras-chave: Dados meteorológicos
Manejo de irrigação
Semiárido
Vale do São Francisco
Climatic
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna1.pdf703,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace