Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRYBKA, A. C. P.
dc.contributor.authorSILVA, K. P. da
dc.contributor.authorPEREIRA, G.
dc.contributor.authorMATTA, V. M. da
dc.date.accessioned2017-10-06T10:26:01Z-
dc.date.available2017-10-06T10:26:01Z-
dc.date.created2016-06-14
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 24.; CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE FRUTOS TROPICAIS, 4., 2014, Aracaju. Inovação e sustentabilidade em ciência e tecnologia de alimentos: resumos. Campinas: SBCTA, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047008-
dc.descriptionProduto bastante consumido nos dias atuais, a barra de cereal é uma alternativa saudável e prática. Este trabalho teve como objetivo formular barra de cereais contendo umbu, de preparo simples e baixo custo, e avaliar a aceitação do produto pelos consumidores, afim de propor a possível elaboração por pequenas agroindústrias. Foram desenvolvidas três formulações contendo ingredientes em diferentes proporções. A amostra 1 foi composta por xarope de polpa de umbu com sacarose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz, uva passa e doce de umbu em corte. A amostra 2 continha xarope de polpa de umbu com glicose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz e uva passa; e a amostra 3 foi composta por xarope caramelizado de polpa de umbu com sacarose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz e uva passa. Foi realizado teste de aceitação das barrinhas com 50 consumidores que avaliaram o quanto gostaram do produto utilizando escala hedônica de nove pontos (1=desgostei x extremamente; 9=gostei extremamente), além do grau de intenção de compra (1=certamente não compraria; 5=certamente compraria). Para aceitação da aparência, cor e textura as três formulações obtiveram notas sem diferença estatística (p < 0.05) entre si, e acima de 7, equivalente a ?gostei moderadamente? na escala. Para aroma, sabor e impressão global, as amostras 1 e 3 destacaram -se da amostra 2, sendo que a amostra 3 obteve as maiores médias de aceitação. Com relação ao sabor, a amostra 3 obteve média 8, equivalente a ?gostei muito? na escala. Segundo o teste de intenção de compra, 60% dos consumidores responderam que ?certamente comprariam? a amostra 3 caso estivesse a venda. Através desse trabalho pode-se concluir que as formulações testadas apresentaram bons resultados de aceitação, e que a formulação com xarope caramelizado foi a preferida pelos consumidores.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormulação sensorial
dc.subjectBarra de cereal
dc.subjectCereal umbu
dc.titleDesenvolvimento e aceitação de barra de cereal sabor umbu (Spondias tuberosa).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-10-06T10:26:01Zpt_BR
dc.subject.thesagroUmbu
dc.subject.thesagroTecnologia de alimento
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroSaborpt_BR
dc.subject.thesagroSpondias Tuberosapt_BR
dc.subject.nalthesaurusSpondias
dc.format.extent2p. 33.
riaa.ainfo.id1047008
riaa.ainfo.lastupdate2017-10-05
dc.contributor.institutionANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; KAREN PEDROZA DA SILVA, Instituto Federal do Sertão Pernambucano; GENICLÉIA PEREIRA, SENAI; VIRGINIA MARTINS DA MATTA, CTAA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COBEQA5p33.pdf249,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace