Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053675
Título: Caracterização das lipases obtidas por duas cepas de Aspergillus niger.
Autoria: SOUSA, F. do C. A. de
SOUZA, E. F. de
TERZI, S. da C.
BRIGIDA, A. I. S.
GOTTSCHALK, L. M. F.
PENHA, E. das M.
Afiliação: Filipe do Carmo Aleixo de Sousa, UNIRIO; ERIKA FRAGA DE SOUZA, CTAA; SELMA DA COSTA TERZI, CTAA; ANA IRAIDY SANTA BRIGIDA, CTAA; LEDA MARIA FORTES GOTTSCHALK, CTAA; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA, 12., 2016, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2016, 4 p.
Conteúdo: As lipases são enzimas que catalisam a hidrólise parcial ou total de triacilglicerois produzindo ácidos graxos livres, diacilglicerol, monoacilglicerol e glicerol. Este trabalho caracterizou a especificidade, a temperatura ótima e o pH ótimo das lipases obtidas por duas cepas de Aspergillus niger, sendo uma selvagem C e outra mutante 11T53A14. Os resultados mostram que os extratos enzimáticos apresentam especificidade diferentes, sendo a cepa selvagem mais específica para ácidos graxos de 8 carbonos e a cepa mutante inespecífica em relação ao tamanho do ácido graxo. As duas cepas apresentaram atividade em uma ampla faixa de pH, porém observou-se uma redução da atividade de mais de 50% em pH acima de 9,0. Em relação à temperatura, as lipases das duas cepas se mostraram mais ativas a 35°C.
Thesagro: Enzima
Lípase
Ph
Temperatura
NAL Thesaurus: Aspergillus
Enzymes
Notas: ENZITEC 2016.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4579enzitec2016Copy.pdf218,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace