Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056708
Título: Caracterização agronômica e química de híbridos de sorgo biomassa.
Autoria: SILVA, R. A. da
PARRELLA, R. A. da C.
NUNES, J. A. R.
PARRELLA, N. N. L. D.
RIBEIRO, P. C. de O.
SCHAFFERT, R. E.
Afiliação: Ruane Alice da Silva, Estagiária; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; José Airton Rodrigues Nunes, Universidade Federal de Lavras; Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella, Universidade Federal de São João del Rei; Pedro César de Oliveira Ribeiro, Bolsista; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: WORKSHOP AGROENERGIA MATÉRIAS-PRIMAS, 10., 2016., Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto: IAC, 2016.
Conteúdo: Buscando alternativas para aumentar a segurança do fornecimento de energia renovável, o sorgo biomassa (Sorghum bicolor (L.) Moench) se apresenta como uma excelente opção para cogeração de energia. Esse apresenta alta produção de biomassa, ciclo curto relativo à cana, e cultivo totalmente mecanizado. O presente trabalho objetivou a caracterização agronômica e química de híbridos de sorgo biomassa, avaliados em dois ambientes em 2014/2015. Foram avaliados a produção de matéria seca (PMS), em t ha-1, teores de celulose, hemicelulose e lignina, em %. Todas as características apresentaram significância para a fonte de variação híbridos, locais e interação híbridos x locais. Foi possível identificar híbridos de sorgo biomassa que apresentam alta produção de biomassa seca nos dois locais avaliados, associando altos teores de celulose, hemicelulose e lignina. Os híbridos B002, B004, B008, B024, B027, B028 e B032 destacaram-se por apresentar maior produtividade nos dois ambientes. Todos os híbridos de sorgo biomassa apresentaram produtividade de três a quatro vezes superior aos híbridos de sorgo forrageiros, confirmado o grande potencial produtivo dos novos cultivares. Considerando os altos níveis de produtividade e qualidade da biomassa, bem como aspectos fitotécnicos da cultura, como ciclo curto relativa a cana (6 meses), plantio, manejo e colheita mecanizados, o sorgo biomassa vem se destacando como uma cultura promissora no fornecimento de matéria prima para geração de energia renovável no Brasil.
Thesagro: Sorghum bicolor
Biomassa
Híbrido
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacaoagronomica.pdf93,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace