Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1063136
Título: Coleta seletiva e inclusão de catadores - a experiência da Embrapa Amazônia Oriental.
Autoria: COUTO, H. A. R. do
SILVA, D. Y. da
OLIVEIRA, T. S. D. de
BRANDÃO, P. A.
Afiliação: HILMA ALESSANDRA RODRIGUES DO COUTO, CPATU; DANIELLE YARIWAKE DA SILVA, CPATU; THIAGO SENA DANTAS DE OLIVEIRA, CPATU; Priscilla Araújo Brandão, ESTAGIÁRIA CPATU.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016.
Páginas: v. 1, p. 502-512.
Conteúdo: A coleta seletiva associada à inclusão dos catadores é uma ação de utilidade pública, regida por leis e normas que devem ser atendidas por órgãos públicos e privados. A falta de informações acerca de experiências de implantação desta ação, aliada a pouca troca de experiências entre órgãos e instituições que conseguem êxito no atendimento à legislação referente ao tema, levou à elaboração deste trabalho. O objetivo é apresentar um relato da experiência da Embrapa Amazônia Oriental no processo de implantação da Coleta Seletiva e inclusão dos catadores na atividade, contribuindo com a geração do conhecimento relacionado à temática ambiental. Serão apresentadas respostas às seguintes perguntas: como foi implantada a coleta seletiva na Embrapa Amazônia Oriental? Como é feito o gerenciamento (coleta, armazenamento e disposição) dos resíduos recicláveis? Como foi efetivada a inclusão dos profissionais catadores no processo? Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, visitação de Leis, Normas e Decretos em Sites oficiais do Governo Federal e levantamento de documentos internos da Embrapa Amazônia Oriental, referentes à coleta seletiva, e posterior análise dos mesmos para melhor descrição da atividade. Várias ações foram tomadas para regularização da atividade, dentre os quais o atendimento ao Decreto N° 5.940/2006, que orienta a inclusão de associações/cooperativas de catadores nos órgãos públicos; foi instituída a comissão interna de coleta seletiva, sendo renovada em 2016, indicando uma ação continuada e a responsabilidade socioambiental da Embrapa Amazônia Oriental. Ações simples como distribuição de caixas de papelão para coleta de papel e comunicação interna sobre o processo ajudaram na melhoria da rotina e regularidade da atividade. A Embrapa Amazônia Oriental atende as principais legislações referentes a coleta seletiva: Resolução N° 275/2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto N° 5.940/2006.
Palavras-chave: Coleta Seletiva
Inclusão de catadores
Resíduos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SimposioUepa13.pdf184,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace