Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064424
Título: Estimativa do saldo de radiação em cultivo irrigado de cana-de-açúcar utilizando dados de sensoriamento remoto orbital.
Autoria: SÁ, P. C. C. de
ESPÍNOLA SOBRINHO, J.
SILVA, S. T. A. da
FERREIRA, R. da C.
MOURA, M. S. B. de
Afiliação: PAMELLA CRISLEY COSTA DE SÁ, UFERSA, Mossoró - RN; JOSÉ ESPÍNOLA SOBRINHO, Prof. da Universidade Federal Rural do Semi - Árido - UFERSA, Mossoró - RN; SAULO TASSO ARAÚJO DA SILVA, Prof. da Universidade Federal Rural do Semi - Árido - UFERSA, Mossoró - RN; RAFAEL DA COSTA FERREIRA, Prof. da Universidade Federal Rural do Semi - Árido - UFERSA, Angicos - RN; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Ano de publicação: 2016
Referência: Revista Brasileira de Geografia Física, v. 9, n. 7, p. 2164-2178, 2016.
Conteúdo: O emprego de técnicas de sensoriamento remoto para estudos de radiação solar, juntamente com dados de superfície, tem sido indispensável à estimativa dos componentes do balanço de energia e da evapotranspiração em várias escalas de tempo e espaço. Assim, objetivou-se determinar os componentes do balanço de radiação em área de cana-de-açúcar a partir de produtos MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer)e do modelo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) e validá-los com dados obtidos à superfície em área produtiva de cana-de-açúcar irrigada pertencente à empresa Agroindústrias do Vale do São Francisco S.A - Agrovale no município de Juazeiro - BA. Foram utilizados dados espectrais de quatro imagens MODIS, uma para cada fase fenológica da cultura; e medições à superfície dos componentes do balanço de radiação sobre o canavial. Não houvenenhuma condição atípica no comportamento dos componentes do balanço de radiação obtidos à superfície, quando se consideraram os diferentes estádios de desenvolvimento da cultura, embora seus valores absolutos tenham sido diferentes. Os termos do balanço de radiação observados na área de estudo por meio de imagens MODIS, aplicando o modelo SEBAL, foram consistentes e próximos daqueles medidos à superfície, exceto para o albedo que apresentou erros de 54,5%, 50%, 11,7% e 26% para os dias representativos das fases de brotação e emergência, perfilhamento e estabelecimento da cultura, crescimento e desenvolvimento dos colmos e maturação, respectivamente. Conclui-se, que o sensoriamento remoto pode ser usado na determinação dos componentes do balanço de radiação utilizando imagens MODIS.
Thesagro: Evapotranspiração
Sensoriamento remoto
NAL Thesaurus: Sugarcane
Remote sensing
Palavras-chave: Fluxo radiativo
Saldo de radiação
Cana-de-açúcar
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna2016.pdf867,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace