Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1068224
Título: Substâncias húmicas da matéria orgânica do solo em cultivo de café com enriquecimento atmosférico de CO2.
Autoria: RIBEIRINHO, V. S.
CARVALHO, C. S.
QUEIROZ, M. C. A.
SCAFF, M.
MILORI, D. M. B. P.
ANDRADE, C. A. de
Afiliação: V. S. RIBEIRINHO; C. S. CARVALHO; M. C. A. QUEIROZ; M. SCAFF; D. M. B. P. MILORI; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 42., 2016, Serra Negra. Produzir mais café, com economia, só com boa tecnologia: resumos. Brasília, DF: Embrapa Café, 2016. Não paginado. Ref. 468.
Conteúdo: Os possíveis efeitos da mudança climática devido ao aumento da concentração de CO2 atmosférico podem alterar as aptidões agrícolas nas áreas de regiões tropicais, podendo haver redução na produtividade de determinadas culturas (Solomom et al., 2007). Pesquisa agronômica tendem a investigar o efeito aumento da concentração do CO2 para plantas, pois o CO2 constitui um substrato primário para a fotossíntese e sua elevação pode estimular a produção de biomassa pela planta, consequentemente aumentar teores de carbono orgânico do solo, o que contribui para o aumento da matéria orgânica (Hungate et al., 2009). Entretanto, a dinâmica da matéria orgânica e dos nutrientes em solo cultivado sob elevada concentração de CO2 ainda é pouco estudada e compreendida, principalmente no Brasil. Os estudos envolvendo o enriquecimento atmosférico com CO2 são relativamente novos e permitem uma ampla investigação sobre o tema. Conduzidos em diferentes países em com as mais diversas plantas, os experimentos do tipo FACE (Free-Air Carbon Dioxide Enrichment) têm se mostrado uma importante fonte de conhecimento para antecipar possíveis problemas nos sistemas ecológicos e de produção agrícola (Lenhart et al., 2016). O objetivo deste trabalho foi verificar os possíveis efeitos de enriquecimento atmosférico de CO2 através do experimento FACE com os teores de C nas substâncias húmicas da matéria orgânica do solo (MOS) nas camadas superficiais e também uma quantificação do grau de humificação da MOS.
Thesagro: Café
Matéria orgânica
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016RA047.pdf41,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace