Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069551
Título: Estabilidade de taninos em massas de churros sem glúten formuladas com farinha de sorgo.
Autoria: CORREIA, V. T. da V.
QUEIROZ, V. A. V.
MIGUEL, R. de A.
Afiliação: Vinícius Tadeu da Veiga Correia, Universidade Federal de São João del-Rei; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; RAFAEL DE ARAUJO MIGUEL, CNPMS.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 3., CONGRESSO MINEIRO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 6.; 2017, Ouro Preto. Alimentação: impactos na saúde e desafios para a indústria: anais. Ouro Preto: UFOP, 2017.
Conteúdo: O sorgo é um cereal sem glúten ainda pouco conhecido e utilizado na alimentação humana no Brasil. Algumas cultivares de sorgo possuem taninos de alto peso molecular com ação antioxidante, importantes no combate a doenças crônicas não transmissíveis. Entretanto, pouco se conhece sobre a estabilidade dos taninos após o processamento térmico. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do cozimento e da fritura sobre o teor de taninos em massas de churros, elaboradas com farinha de sorgo. Os churros foram formulados com farinha de sorgo do genótipo BR 305 (pericarpo marrom, com tanino). Devido ao processamento térmico, as massas processadas apresentaram teores de taninos significativamente menores que a massa crua, com perda de 52,22% desse composto para massa cozida e 62,99% para a massa cozida e frita. O tipo de processamento afetou em diferentes graus o teor de taninos em produtos elaborados com farinha de sorgo.
Thesagro: Sorghum bicolor
Composto fenólico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estabilidadetaninos.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace