Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORAES, A. J. G. de
dc.contributor.authorSILVA, E. S. A.
dc.contributor.authorALMEIDA, E. N. de
dc.contributor.authorMENEZES, A. J. E. A. de
dc.date.accessioned2017-09-02T06:12:15Z-
dc.date.available2017-09-02T06:12:15Z-
dc.date.created2017-08-28
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074511pt_BR
dc.descriptionO artigo avalia os impactos econômico, social e ambiental da tecnologia denominada cultivo da pimenteira-do-reino com tutor vivo de gliricídia (Gliricidia sepium L.) em áreas de pequenos e médios agricultores no estado do Pará. A tecnologia consiste do uso da gliricídia (tutor vivo) no plantio da pimenteira-do-reino como alternativa ao tutor de madeira (tutor morto). Utilizou-se o método do excedente econômico, especificamente, a redução do custo de implantação de um hectare, para a avaliação do impacto econômico, e a ferramenta AmbitecAgro para avaliação dos impactos social e ambiental. Os resultados mostraram que a adoção dessa tecnologia gera impactos positivos nas dimensões econômica, social e ambiental. Na dimensão econômica ocorre uma redução no custo de implantação em torno de 27% quando se utiliza o tutor vivo comparativamente ao uso do tutor morto. Embora o benefício econômico tenha crescido nos últimos anos, ainda assim é muito pequeno. Na dimensão socioambiental, pelos índices alcançados, a tecnologia apresenta desempenho socioambiental positivo moderado. No contexto ambiental, o incentivo ao uso da tecnologia poderá favorecer a redução da pressão de exploração sobre as espécies florestais nativas ameaçadas de extinção e protegidas por lei. Mesmo com esses benefícios a área de adoção com a utilização do cultivo da pimenteira-do-reino com tutor vivo de gliricídia ainda é incipiente, inferior a 1% da área total utilizada para o cultivo da pimenta-do-reino no estado do Pará. Nesse contexto, fica evidente a necessidade de intensificar ações de transferência de tecnologia e de assistência técnica e extensão rural a fim de potencializar sua adoção e os benefícios decorrentes.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação de impacto
dc.subjectPimenta-do-reino
dc.subjectTutor vivo
dc.titleAvaliação dos impactos econômico, social e ambiental do cultivo da pimenteira-do-reino com tutor vivo de gliricídia no Estado do Pará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-11-08T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroGliricidiapt_BR
riaa.ainfo.id1074511
riaa.ainfo.lastupdate2017-11-08 -02:00:00
dc.contributor.institutionALDECY JOSE GARCIA DE MORAES, CPATU; ENILSON SOLANO ALBUQUERQUE SILVA, CPATU; EVERALDO NASCIMENTO DE ALMEIDA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8358.pdf636,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace