Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074910
Título: Resistência à penetração em latossolo amarelo sob sistemas agroflorestais e floresta secundária no Nordeste paraense.
Autoria: BRASIL NETO, A. B.
SANTOS, C. R. dos
CARVALHO, E. J. M.
SILVA, A. R.
DALAGNOL, A.
Afiliação: ALBERTO BENTES BRASIL NETO, IFPA; CÁSSIO RAFAEL DOS SANTOS, GRADUANDO UFRA; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; ANDRE DALAGNOL, GRADUANDO CEULS/ULBRA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA; SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, 74., 2017, Belém, PA. A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País. [Brasília, DF]: Confea, 2017.
Conteúdo: O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade física de um Latossolo Amarelo de textura média sob dois sistemas agroflorestais (SAF), com 3 e 14 anos de implantação, e uma floresta secundária de estágio sucessional avançado com aproximadamente 30 anos, por meio da Resistência do solo à Penetração (RP) a cada 0,05 m de profundidade até 0,04 m, em área experimental Campus sede da Universidade Federal Rural da Amazônia, com umidade relativa média variando de 10 a 15% em período chuvoso. Tanto nos sistemas agroflorestais quanto na floresta os valores de RP foram inferiores a 1,0 MPa, considerados muito baixos e sem restrição ao crescimento radicular. Os sistemas agroflorestais apresentaram-se similares à floresta de estágio sucessional avançado nas camadas mais superficiais do solo.
Palavras-chave: Sistemas de manejo
Qualidade do solo
Compactação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
112rapelas.pdf197,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace