Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076295
Título: Caracterização morfológica das cascas de árvores de Copaifera reticulata Ducke em correlação com o solo de uma floresta manejada no município de Mojú - Pará.
Autoria: PIRES, H. C. G.
LAMEIRA, O. A.
BESERRA, R. B.
AMORIM, T. S.
Afiliação: Helaine Cristine Gonçalves Pires, DOUTORANDA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Raynara Barreto Beserra, GRADUANDA UFRA; Thais Santos Amorim, GRADUANDA UFRA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Conteúdo: A caracterização morfológica de uma espécie contribui para melhor identificação dos morfotipos, além de subsidiar a produção de alimentos, condimentos fitoterápicos e estéticos. No gênero Copaifera dentre as diferentes espécies destaca-se a Copaifera reticulata Ducke, existindo dentro da espécie morfotipos que necessitam ser caracterizados para melhor serem aproveitados e conservados. Nesse sentido, o trabalho teve por objetivo caracterizar os morfotipos através das avaliações das cascas de árvores de Copaifera reticulata Ducke em correlação com o solo de uma floresta manejada, localizada no município de Mojú- Pará. A pesquisa foi desenvolvida na Fazenda Agroecológica São Roque, Mojú-Pa. Foram selecionadas 10 árvores, onde foram realizadas três coletas de solo, analisadas as variáveis pH da água, Fósforo (P), Potássio (K), Sódio (Na) Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Acidez potencial (H + Al) em correlação com a variável forma do fuste (cilíndrico ou tortuoso). Os resultados mostraram que a forma do fuste das árvores difere significativamente entre cilíndrico e tortuoso quando analisadas as variáveis Ca, Ca+ Mg e H + Al, demonstrando que há diferença entres as árvores da espécie C. reticulata, pois as cascas apresentaram diferenças em suas características morfológicas, na forma do fuste, o que serve de base para identificação e diferenciação de morfotipos dentro da espécie.
Thesagro: Copaíba
Palavras-chave: Morfotipos
Forma do fuste
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaisPibic2017Online31.pdf320,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace