Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPARACAMPO, N. E. N. P.
dc.date.accessioned2017-09-28T10:27:40Z-
dc.date.available2017-09-28T10:27:40Z-
dc.date.created2017-09-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076335-
dc.descriptionChrysobalanus icaco L. (Chrysobalanaceae) é uma espécie polimórfica, amplamente utilizada na medicina popular brasileira, cujas investigações químicas e farmacológicas têm revelado resultados promissores. Entretanto, a composição química de extratos à base de plantas pode ser influenciada pelas condições ambientais, pela genética ou por uma combinação de ambas. Nesse contexto, tornase essencial o estabelecimento de padrões de identidade e perfis de controle de qualidade do extrato de C. icaco para garantir a confiabilidade e repetibilidade das pesquisas farmacológicas. Para isso, foi adotada uma abordagem multidisciplinar, integrando química analítica, genética molecular e farmacologia na avaliação de 25 espécimes silvestres de C. icaco, procedentes de 15 municípios do Pará (Brasil). As amostras foram coletadas durante as estações de maior e menor precipitação pluviométrica. Inicialmente, utilizou-se cromatografia líquida de ultra-alta eficiência com detecção por arranjo de diodos (UHPLC-DAD) para estabelecer fingerprint do extrato hidroalcoólico de C. icaco. Também foi utilizada cromatografia eletrocinética micelar de fluxo invertido (RF-MEKC) para estabecer fingerprint do extrato hidroalcoólico de C. icaco, como uma técnica alternativa. Esses dados foram submetidos à análise multivariada e dois modelos foram obtidos a partir da análise de componentes principais (PCA) e análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLS-DA). Em seguida, as técnicas de UHPLC-DAD e espectrometria de massas sequencial com ionização por electrospray (ESI-MS/MS) foram utilizadas para identificar os principais compostos responsáveis pela separação em classes. As amostras foram categorizadas em duas classes: Classe 1 (morfotipo vermelho) e Classe 2 (morfotipos branco e preto). Esses resultados revelaram a existência de dois quimiotipos, o que foi reforçado pela caracterização genética. Adicionalmente, identificou-se correlação entre os dados de fingerprint e os das análises de fertilidade do solo e de tecido foliar. De maneira geral, os extratos hidroalcoólicos de C. icaco apresentaram efeito citostático, bem como alguns extratos foram seletivos contra células tumorais de ovário (OVCAR-3), cólon (HT-29), pulmão (NCI-H460) e leucemia (K-562). A constatação mais importante deste trabalho foi a de que os três morfotipos de C. icaco não são todos fitoequivalentes uns aos outros.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRAPD
dc.subjectQuimiometria
dc.subjectAjuru
dc.subjectAtividade antiproliferativa
dc.titleFingerprinting e análise multivariada aplicados ao estudo de identidade e qualidade de fitoproduto de ajuru (Chrysobalanus icaco Linnaeus).
dc.typeTeses
dc.date.updated2018-11-22T11:11:11Zpt_BR
dc.description.notesTese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Orientador: José Alberto Fracassi da Silva; Coorientador: Ronei Jesus Poppi.
dc.format.extent2185 f.
riaa.ainfo.id1076335
riaa.ainfo.lastupdate2018-11-22 -02:00:00
dc.contributor.institutionNADIA ELIGIA NUNES PINTO PARACAMPO, CPATU.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParacampoNadiaEligiaNunesPintoD.pdf11,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace