Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076384
Título: Polinização manual entre Piper nigrum e Piper tuberculatum.
Autoria: LIMA, M. do C. S.
POLTRONIERI, M. C.
RODRIGUES, S. de M.
Afiliação: Maria do Carmo Silva Lima, GRADUANDA UFRA; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Conteúdo: A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é uma planta originária da Índia, pertencente à família Piperaceae, sendo a espécie Piper nigrum a mais importante, sendo altamente valorizada na culinária internacional. O presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade da polinização artificial entre Piper nigrum L e Piper tubercutatum, visando à obtenção de híbridos interespecíficos. Sabe-se que a polinização artificial, por sua vez, apresenta a vantagem de produzir frutos em maiores quantidades, de maior tamanho e de melhor forma. O trabalho foi realizado com Piper nigrum L. material denominado de Itó e Alencar, como receptor feminino, e uma piperácea nativa (P. tuberculatum) como doadora de pólen. Para a polinização artificial cruzada, utilizou-se o pólen de P. tuberculatum em solução de água destilada, e com o auxilio de um conta gotas foram despejadas a solução nas espigas aptas a receber o pólen. Houve abortamento dos frutos antes dos 40 dias, sendo verificada a incompatibilidade entre os materiais.
Thesagro: Cruzamento
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Incompatibilidade
Viabilidade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaisPibic2017Online55.pdf306,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace