Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, V. C. C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. do S. P. de
dc.contributor.authorCUNHA, E. F. M.
dc.contributor.authorSOUZA, L. S.
dc.date.accessioned2017-09-28T10:34:21Z-
dc.date.available2017-09-28T10:34:21Z-
dc.date.created2017-09-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076397-
dc.descriptionOenocarpus bacaba Mart. é uma espécie de bacaba cujos frutos estão presentes no mercado para a produção da polpa in natura, com poder energético e transformando-se em fontes de exploração comercial. Contudo, são poucas as informações sobre populações naturais de vários locais do Pará. O objetivo desse trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre populações de O. bacaba de diferentes locais do Pará por marcadores SSR. Foram utilizadas 160 amostras de DNA conservadas no BAG-DNA da Embrapa Amazônia Oriental, representantes de 16 matrizes de bacaba obtidas de dois locais, Terra Santa e Baião, sendo 80 amostras por local. As reações de PCR-SSR foram feitas para oito locos de O. bataua transferíveis para a espécie alvo. Os produtos das reações foram revelados em eletroforese vertical realizada em gel de poliacrilamida a 6% corado com nitrato de prata. O perfil dos géis obtidos foram utilizados para a contagem de alelos por loco e os dados obtidos foram analisados no programa GenAlex 6. A estimativa de variabilidade demonstrou que a heterozigosidade observada (Ho) nas progênies dos dois locais foi menor que a esperada (He) e o coeficiente de endogamia (f) mostrou valores positivos, indicando excesso de homozigotos e presença de endogamia, como também a frequência alélica apresentou alelos raros e nulos. A análise da variância molecular (AMOVA) revelou que a maior percentagem da variância está dentro dos locais (80%), sugerindo que a espécie tenha sistema de reprodução do tipo misto.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPalmeira
dc.subjectFrequência alélica
dc.titleVariabilidade genética entre populações de bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.) do Pará utilizando marcadores microssatélites.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-09-28T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroEndogamiapt_BR
dc.subject.nalthesaurusAmazoniapt_BR
riaa.ainfo.id1076397
riaa.ainfo.lastupdate2017-09-28 -03:00:00
dc.contributor.institutionVitória Catarina Cardoso Martins, BOLSISTA EMBRAPA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; LEONARIA SILVA SOUZA, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaisPibic2017Online62.pdf313 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace