Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076469
Título: Nutrição de milho após adição de sienito e substâncias húmicas.
Autoria: SANTOS, L. F. dos
MACHADO, L. L.
RODRIGUES, L.
SODRÉ, F. F.
MARTINS, E. de S.
BUSATO, J. G.
Afiliação: LUIZ FERNANDO DOS SANTOS, UNB; LUCAS LEAL MACHADO, UNB; LUCAS RODRIGUES, UNB; FERNANDO FABRIZ SODRÉ, UNB; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; JADER GALBA BUSATO, UNB.
Ano de publicação: 2017
Referência: In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAGEM, 3., 2016, Pelotas. Anais... Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Brasília, DF: Embrapa Cerrados; Assis, SP: Triunfal, 2017.
Páginas: p. 427-434.
Conteúdo: A remineralização de solos a partir da prática da rochagem tem sido apontada como capaz de fornecer nutrientes vegetais. A rochagem consiste na incorporação de rochas finamente moídas aos solos, mas a sua baixa solubilidade limita a liberação de nutrientes. Por isto são necessários processos que aumentem a solubilização desses minerais, como a aplicação de substâncias húmicas que promovem modificações anatômicas e bioquímicas nas plantas e especialmente ampliam a produção de ácidos orgânicos e a extrusão de H+ pelas raízes. Objetivou avaliar se a aplicação de soluções contendo substâncias húmicas altera a capacidade de absorção de nutrientes por plantas de milho (Zea mays L.) tratadas com pó de sienito (remineralizador). As plantas tratadas com soluções contendo substâncias húmicas apresentaram maior absorção de macronutrientes. Ainda, o uso do remineralizador resultou em menores absorções de Al3+ e Na+ nos tecidos vegetais.
Thesagro: Adubo Orgânico
Milho
Fertilidade do solo
Palavras-chave: Sienito
Ácidos húmidos
Rochagem
Remineralização
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3CBR427434.pdf399,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace