Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077630
Título: Nova abordagem do fator de limitação fertilidade do solo utilizado na avaliação da aptidão agrícola das terras.
Autoria: PEREIRA, L. C.
LOMBARDI NETO, F.
TOCCHETTO, M. R. L.
GOMES, M. A. F.
Afiliação: LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; FRANCISCO LOMBARDI NETO, IAC/CAMPINAS/SP; MARTA REGINA LOPES TORCCHETTO, UFSM/RS; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 15., 2004, Santa Maria, RS. Manejo integrado a ciência do solo na produção de alimentos: anais. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2004.
Conteúdo: Nas últimas duas décadas, a questão ambiental tem assumido grande importância no contexto nacional e internacional. Com grande evidência, surge a necessidade de desenvolvimento, adequação ou ajustes de metodologias, não apenas para acompanhar a dinâmica tecnológica, mas também para balizar atividades como: planejamento agrícola sustentável, ordenamento territorial e gestão ambiental. O método de avaliação da aptidão agrícola das terras (Ramalho-Filho & Beek, 1995) é um dos mais comumente adotados no Brasil e que, dada sua estrutura, deve merecer ajustes e atualizações freqüentes (Bennema et al. 1964). Objetivou-se com este trabalho propor: a) a parametrização do fator de limitação ?fertilidade do solo?; e b) avaliação individualizada dos atributos intimamente relacionados à fertilidade do solo (nutrientes, toxicidade por alumínio e fixação de fósforo), como elementos de subsídios à melhoria da eficiência do sistema de avaliações das terras.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Palavras-chave: Aptidão agrícola das terras
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004SP80PereiraNova15727.pdf144,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace