Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, M. da S.
dc.date.accessioned2017-11-27T23:34:36Z-
dc.date.available2017-11-27T23:34:36Z-
dc.date.created2017-11-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080810-
dc.descriptionA cana-de-açúcar (Saccharum spp) é uma gramínea semiperene, com grande produção no Brasil, e em razão das grandes extensões de terra cultivadas, requer mecanização agrícola altamente tecnificada. Contudo acarreta diversos problemas como a compactação. A utilização de sistemas de preparo mínimo tem sido cada vez mais utilizada, como em plantio direto, com a deposição de palhada no solo capaz de promover diversos benefícios aos atributos do solo. Desta forma a manutenção de determinados níveis de palhada aliado ao uso da escarificação pode promover benefícios à qualidade física e produção da cana-de-açúcar. Neste contexto, objetivou-se avaliar o efeito de níveis de palhada remanescentes no solo em plantio direto e diferentes manejos na cana-de-açúcar nos atributos físicos do solo e produtividade da cultura. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas sub-subdivididas. As parcelas foram compostas pelo plantio direto e preparo convencional, com 3 níveis de palhiço remanescente (0%, 50% e 100%), e o uso da escarificação (com e sem escarificação). As amostras foram coletadas com estrutura preservada nas profundidades de 0,05 m e 0,15 m, e posteriormente analisadas em laboratório quanto a quantificação do intervalo hídrico ótimo (IHO), capacidade de suporte de carga (CSC) e outros atributos do solo, além da produtividade da cana-de-açúcar. A manutenção da palhada e o uso da escarificação resulta em aumento do IHO tanto no sistema plantio direto como no sistema convencional em ambas profundidades. Nos dois sistemas de plantio e profundidades avaliadas os tratamentos com 50 e 100% de palhada indicaram menores valores de CSC, concluindo que os sistemas de manejo de palhiço promoveu incremento quanto à qualidade física deste solo. O plantio direto beneficiou a produção de colmos (TCH) e açúcares (TAH) por hectare, enquanto que a ausência do palhiço promoveu aumento na concentração de açúcar total recuperável (ATR).
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscarificação
dc.subjectCompactação
dc.subjectDensidade do solo
dc.subjectIntervalo hídrico
dc.titleAtributos físico-hídricos do solo, níveis de palhiço e manejo de cana-de-açúcar.
dc.typeTeses
dc.date.updated2018-03-23T11:11:11Zpt_BR
dc.description.notesOrientador: Antonio Carlos Tadeu Vitorino; Co-orientador: Dr. Cesar José da Silvapt_BR
riaa.ainfo.id1080810
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-23 -03:00:00
dc.contributor.institutionMICHELE DA SILVA GOMES, MESTRANDA EM AGRONOMIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS, MS.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoMichele.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace