Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080985
Título: Uso de espectrômetro de fluorescência de raios x portátil (PXRF) para avaliação de teores de ferro e manganês em amostras de solo.
Autoria: TEIXEIRA, W. G.
VASQUES, G. de M.
NOGUEIRA, J.
Afiliação: WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; JÚLIA NOGUEIRA, PUC-RJ.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 16., 2017, Armação dos Búzios. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017.
Conteúdo: Os espectrômetros de fluorescência de raios X vem sendo utilizados para determinar teores totais de elementos químicos em amostras de rocha, plantas e solos. Algoritmos automáticos permitem detectar a presença e os teores dos elementos químicos nas amostras. O uso de equipamentos de menor potência e portáteis (pXRF), na avaliação de amostras de solo, ainda é pouco estudado. O objetivo deste trabalho foi comparar os teores totais de Ferro e Manganês em amostras de solo. Inicialmente foi feita a avaliação dos teores de Fe e Mn em amostras de solos certificadas com dois algoritmos, posteriormente foram avaliadas diferentes formas de preparo nas estimativas dos teores de Fe e Mn em amostras de um Latossolo Amarelo, os resultados foram comparados com valores de ICP - OES e MS. Há diferenças entre os teores de Fe e Mn estimados pelos algoritmos. Há efeito de concentração quando do peneiramento sem moagem da amostra. De forma global foi observada boa precisão e acurácia nas estimativas de Mn e Fn em amostras de solo.
Thesagro: Latossolo
Palavras-chave: Sensoriamento proximal do solo
Geofísica
ICP
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017061.pdf639 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace