Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080986
Título: Simulação de produtividade futura de soja em Piracicaba-SP com base em projeções de mudanças climáticas.
Autoria: SILVA, E. H. F. M. da
PEREIRA, R. A. de A.
GONCALVES, A. O.
BORDIGNON, A. J. Z.
MARIN, F. R.
Afiliação: EVANDRO HENRIQUE FIGUEIREDO MOURA DA SILVA, ESALQ/USP; RODOLFO ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA, ESALQ/USP; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; ÁLEX JÚNIOR ZANCHET BORDIGNON, ESALQ/USP; FÁBIO RICARDO MARIN, ESALQ/USP.
Ano de publicação: 2017
Referência: Agrometeoros, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 9-17, 2017. Edição do XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, Ago. 2017.
Conteúdo: O Brasil é um dos maiores países produtores de soja (Glycine max L.). Essa planta é a principal fonte de proteína alimentar do planeta. Com base na importância econômica e social da soja no contexto mundial, é importante considerar as projeções futuras da produção dessa oleaginosa dentro do debate internacional de mudanças climáticas; e previsão do aumento populacional global, de 2 bilhões de habitantes, até o ano de 2050. Assim, pretende-se avaliar o impacto das mudanças climáticas sobre o desenvolvimento da cultura da soja na região de Piracicaba-SP utilizando dois modelos o DSSAT/CROPGRO Soybean e o MAGé adaptado. O modelo DSSAT/CROPGRO foi calibrado para a região do estudo com dados de clima, solo e dados biométricos de soja (BRS 399RR) obtidos experimentalmente. Os cenários de mudanças climáticos do IPCC selecionados nesse estudo foram RCP4.5 (2020-2050), RCP4.5 (2020-2050), RPP8.5 (2050-2080) e RCP8.5 (2050-2080). Observou-se que o modelo DSSAT/ CROPGRO apresentou uma boa calibração, representando bem a produção atual de soja na região. Com relação às simulações em cenários futuros houve decréscimo da produtividade de soja na região quando somente o fator temperatura foi considerado e aumento da produtividade quando o incremento na [CO2] foi considerado no modelo. Nessa segunda perspectiva, os cenários de mudanças climáticas seriam benéficos a produção de soja em Piracicaba. Já o modelo MAGé adaptado mostrou-se produtividades superestimadas em todas as situações estudadas.
Thesagro: Glycine Max
Palavras-chave: Modelos de culturas
DSSAT
MAGé
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017062.pdf884,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace