Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081201
Título: Avaliação reológica da celulose de eucalipto em pó reidratada.
Autoria: FURTADO, M. R.
MATTA, V. M. da
CARVALHO, C. W. P. de
SILVA, L. F. M. da
MAGALHAES, W. L. E.
TONON, R. V.
Afiliação: Maraysa Rodrigues Furtado, UFRJ; VIRGINIA MARTINS DA MATTA, CTAA; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; LUIZ FERNANDO MENEZES DA SILVA, CTAA; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; RENATA VALERIANO TONON, CTAA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos. Anais ... São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017. p. 410-413. Editores: Caue Ribeiro de Oliveira, Elaine Cristina Paris, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, Marcelo Porto Bemquerer, Maria Alice Martins, Odílio Benedito Garrido de Assis.
Conteúdo: A celulose é um polímero de grande importância tecnológica, devido à sua ampla aplicabilidade e funcionalidade. A partir dela é possível produzir nanocelulose fibrilada, que apresenta diversas vantagens quando comparada aos demais tipos de celulose produzidos. A nanocelulose fibrilada de eucalipto foi desidratada em spray dryer, obtendo-se um pó contendo fibras e alguns aglomerados. Com o objetivo de avaliar a possível utilização da celulose seca, o material em pó foi reidratado e homogeneizado em diferentes condições e os fluidos obtidos foram submetidos à análise reológica. Observou-se que a homogeneização por 5 min a 15000 rpm foi a condição de processo mais adequada para a reidratação da celulose, pois permitiu a obtenção de uma solução estável por um período superior a 10 dias e de maior viscosidade, quando comparada às demais. Com o ensaio reológico pôde-se observar que as soluções obtidas apresentaram características de fluido pseudoplástico, sendo o modelo Herschel-Bulkley o que melhor descreveu o comportamento das mesmas.
Palavras-chave: Nanocelulose
Spray dryer
Morfologia de partículas
Reologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nano410.pdf463,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace