Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082083
Título: Avaliação e seleção de progênies de cupuaçuzeiro produtivas e tolerantes à vassoura-de-bruxa no Nordeste Paraense.
Autoria: SANTOS, T. G. dos
ALVES, R. M.
PEDROZA NETO, J. L.
FERNANDES, J. R. Q.
BASTOS, A. J. R.
CHAVES, S. F. da S.
Afiliação: Thalita Gomes dos Santos, GRADUANDO UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Jack Loureiro Pedroza Neto, GRADUANDO UFRA; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU; Abel Jamir Ribeiro Bastos, GRADUANDO UFRA; Saulo Fabrício da Silva Chaves, GRADUANDO UFRA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 30., 2017, Fortaleza. Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil: [anais]. Fortaleza: AEAC: CONFAEAB, 2017.
Conteúdo: O cupuaçuzeiro é uma fruteira de origem amazônica conhecida pela polpa com alto aproveitamento na fabricação de produtos alimentícios. Este trabalho tem por objetivo avaliar 25 progênies de cupuaçuzeiro em uma propriedade no município de Tomé-Açu, buscando selecionar materiais promissores e tolerantes à vassoura-de-bruxa. O experimento foi instalado em 2007, obedecendo ao delineamento experimental de blocos casualizados com 25 tratamentos, 5 repetições e 3 plantas/parcela. O espaçamento utilizado no cupuaçu foi 6,0x4,0 m, consorciado com pimenta-do-reino no espaçamento 2,0x2,0 m. Os dados experimentais foram coletados, inicialmente, nos três primeiros anos de campo, com avaliação do desenvolvimento vegetativo das plantas (2008 a 2010). Nas seis safras iniciais (2010/2011 a 2015/2016) avaliou-se a produção média de frutos/planta/safra e, as taxas de ocorrência de vassoura-de-bruxa, na safra 2015/2016. Os resultados do desenvolvimento vegetativo revelaram que as progênies 131 e 132 foram as de maior altura, sem diferir, entretanto de outras 14 progênies. Em relação ao diâmetro, novamente as progênies 131 e 132 foram destaques, contudo, esses materiais não diferiram de outros 20 genótipos. Os resultados de produção de frutos mostraram que as progênies 117 e 165 destacaram-se entre os materiais, com produção média de aproximadamente 25 frutos/planta/safra, porém não diferiram de outros 18 materiais. Quanto às taxas de ocorrência de vassoura-de-bruxa, os materiais no geral se mostraram resistentes, pois, 80% das progênies ficaram livres da doença. Dessa forma, as progênies 117 e 165 foram selecionadas para dar continuidade ao programa de melhoramento do cupuaçuzeiro por apresentar alta produtividade e média resistência a vassoura-de-bruxa.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma grandiflorum
Fruta tropical
Produção vegetal
Doença
Resistência
Palavras-chave: Seleção genotípica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
673.pdf295,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace