Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083782
Título: Ensaio nacional de cultivares de algodoeiro médio precoce nas condições de Semiárido - safra 2015/16.
Autoria: FARIAS, F. J. C.
SILVA FILHO, J. L. da
MORELLO, C. de L.
CARVALHO, L. P. de
PEDROSA, M. B.
CAVALCANTI, J. J. V.
SUASSUNA, N. D.
SANTOS, J. W. dos
ASSUNCAO, J. H. de
SILVA, G. P. da
Afiliação: FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; CAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA; LUIZ PAULO DE CARVALHO, CNPA; Murilo Barros Pedrosa, FBA - Fundação Bahia; JOSE JAIME VASCONCELOS CAVALCANTI, CNPA; NELSON DIAS SUASSUNA, CNPA; JOSE WELLINGTHON DOS SANTOS, CNPA; JOSE HENRIQUE DE ASSUNCAO, CNPA; Geovana Priscilla da Silva, UEPB - PPGCA - Universidade Estadual da Paraíba.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
Conteúdo: As diferentes condições edafoclimáticas e sistemas de produção empregados nas regiões onde é explorada a cotonicultura no Brasil são fatores que dificultam a seleção de cultivares mais produtivas para recomendação aos produtores. A identificação de cultivares com maior estabilidade fenotípica é uma das estratégias para amenizar o efeito da interação genótipos x ambientes que consiste no comportamento diferenciado das cultivares nos diferentes locais. Neste contexto, os experimentos em rede de avaliação de cultivares assumem importância capital, pois devem identificar com eficiência os materiais em condições de substituir aqueles em cultivo e, consequentemente, contribuir para o aumento da produtividade. O cuidado com a condução desses experimentos deve ser tanto maior quanto mais heterogêneo for o ambiente. A Embrapa Algodão, por meio do eu programa de melhoramento coordena uma rede de ensaios de competição de cultivares comerciais de algodão, conduzidos nas condições do Semiárido. Esta rede abrange as regiões dos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Esta pesquisa tem como objetivo principal a identificação de cultivares com elevada estabilidade produtiva e com qualidade de fibras que possam ser indicadas aos produtores locais.
Thesagro: Melhoramento
Produtividade
Performance
Cotonicultura
Variedade
Palavras-chave: Qualidade de fibra
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensaionacionaldecultivaresdealgodoeiromedioprecoce.pdf113,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace