Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084280
Título: Estudo do potencial biotecnológico dos genes codificadores de galactinol sintases (GOLS) como marcadores do processo de ecodormência de gemas em macieira (Malus x Doméstica Borkh.).
Autoria: PICOLOTTO, P. R. D.
Afiliação: Patrícia Regina Dhein Picolotto, UFRGS.
Ano de publicação: 2017
Referência: 2017
Conteúdo: A macieira (Malus x domestica Borkh.), uma das frutíferas mais importantes das regiões de clima temperado, é caracterizada pela cessação de crescimento visível durante o inverno,processo este chamado de dormência. A dormência de gemas permite que a planta sobreviva às baixas temperaturas e é determinante para a eficiência na produção de maçãs. Entender o processo de dormência, assim como seus mecanismos de controle, tornou-se fundamental para contornar as perdas na produção, seja por meio de técnicas de manejo ou pela geração de variedades comerciais melhor adaptadas às regiões de cultivo. A enzima galactinol sintase (GolS) catalisa a primeira etapa da via de síntese de oligossacarídeos da família da rafinose, cujo acúmulo em resposta a estresses abióticos é fato bem conhecido. Em trabalho anterior, nosso grupo mostrou um acúmulo de transcritos constrastante de quatro genes MdGolS durante o inverno, sugerindo-se uma possível função adaptativa desses genes durante a dormência de gemas em macieira. Pelo presente trabalho, tem-se como objetivo quantificar o acúmulo de quatro proteínas MdGolS em gemas apicais da macieira Fuji Standard visando confirmar os perfis transcricionais previamente obtidos. Anticorpos policlonais capazes de reconhecer as quatro MdGolS foram separadamente produzidos para emprego na técnica de Western blot. Análise por Dot blot permitiu-nos mostrar que os quatro conjuntos de anticorpos são específicos para o seu respectivo peptídeo, sem reações cruzadas. Cinco protocolos de extração de proteínas foram testados e otimizados para a obtenção de maiores quantidades de proteínas de gemas fechadas de macieira. Dois desses extratos foram escolhidos para realizar a técnica de Western blot. Proteínas totais foram quantificadas pelo método de Bradford e 20 μg foi considerada a quantidade mais adequada para os ensaios. O anticorpo MdGolS1 permitiu a detecção de sinais em ambos os extratos, mas nenhum no tamanho esperado para a respectiva proteína, isto é, com aproximadamente 38 kDa. Os anticorpos MdGolS2, MdGolS3 e MdGolS4 não permitiram detectar quaisquer sinais ou, ainda, sinais fracos que não puderam ser relacionados com o perfil transcricional reviamente obtido. Estratégias alternativas, em nível proteico, para validar os níveis aumentados de transcritos de GolS anteriormente observados são discutidas.
Thesagro: Maçã
Dormência
Anticorpo
Palavras-chave: Gemas de macieira
Extração de proteínas
Quantificação de proteínas
SDS-PAGE
Western blot
Dot blot
Anticorpo MdGolS1
Anticorpos
Galactinol síntese
Saída da dormência
Macieira
Notas: Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Biotecnologia, Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Porto Alegre, ago. 2017. Orientador: Giancarlo Pasquali, Coorientador: Luis Fernando Revers (CNPUV).
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaRDPicolottoPPGBCM2017.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace