Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084768
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, G. D. da
dc.contributor.authorMOURA, M. S. B. de
dc.contributor.authorCARVALHO, H. F. de S.
dc.contributor.authorSILVA, T. G. F. da
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. D. da
dc.date.accessioned2018-05-22T00:48:29Z-
dc.date.available2018-05-22T00:48:29Z-
dc.date.created2018-01-09
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084768-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi verificar a relação do índice de área foliar (IAF) e índice de cobertura vegetal (ICV), obtidos pelos métodos direto e indireto respectivamente, com a biomassa seca da videira, em dois sistemas de condução, na região do Submédio do Vale do São Francisco. Para tanto, foram realizadas medidas de radiação fotossinteticamente ativa acima e abaixo do dossel da videira nos sistemas de condução em lira e espaldeira, por meio de um equipamento portátil ceptômetroaccupar. Simultaneamente, foi realizada a desfolha das plantas para a determinação da área foliar pelo método direto destrutivo. Os dados do campo e os dados obtidos em laboratório foram submetidos à análise de regressão. Para aquisição da biomassa seca, o material foi levado à estufa de circulação até obter peso constante. Diante dos resultados observados pôde se verificar que em ambos os sistemas de condução o método direto é indicado para estimativas de biomassa na videira. O sistema de condução em lira foi o que apresentou melhores resultados em comparação ao sistema de condução em espaldeira, tanto para o IAF quanto para o ICV.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleRelação entre: índice de área foliar, cobertura vegetal e biomassa da videira.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-22T00:48:29Zpt_BR
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroÁrea Foliar
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroCobertura Vegetal
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.subject.nalthesaurusLeaf areapt_BR
dc.subject.nalthesaurusBiomasspt_BR
riaa.ainfo.id1084768
riaa.ainfo.lastupdate2018-05-21
dc.contributor.institutionGEOVANE DAMACENO DA SILVA, Estagiário da Embrapa Semiárido; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; HERICA FERNANDA DE SOUSA CARVALHO, Bolsista DTI; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor - UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA, Bolsista FACEPE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Magna13.pdf449,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace