Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085295
Título: Teor e estoque de carbono e nitrogênio do solo em área sob sistema silvipastoril na Zona da Mata, MG.
Autoria: OLIVEIRA, P. A. D. de
RODRIGUES, R. de A. R.
CORDEIRO, R. C.
MIORANZA, M.
VALLE, T. R. de S.
ALECRIM, F. B.
Afiliação: PEDRO AUGUSTO DIAS DE OLIVEIRA, UFF; RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES, CNPS; RENATO CAMPELLO CORDEIRO, UFF; MIRELLY MIORANZA, UFF; THAMIRES RODRIGUES DE SÁ VALLE, UFF; FABIANO BARBOSA ALECRIM, UFF.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2016-2017, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2016/2017. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2017. p. 50-52.
Conteúdo: Os sistemas integrados de produção apresentam-se como tecnologia auspiciosa para a preservação da qualidade do solo e, consequentemente, o desenvolvimento da agricultura de baixo carbono. O objetivo do trabalho foi determinar o teor, o estoque de carbono e de nitrogênio do solo em áreas de pastagem sob diferentes manejos. Para este trabalho, foram coletadas amostras em diferentes áreas sob pastagem no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, Município de Coronel Pacheco, MG, em áreas de pastagem em sistema silvipastoril (SSP), monocultivo de pastagem manejada (PM) e uma área de pastagem degradada (PD), estabelecidos há 20 anos. As amostras indeformadas para a determinação da Ds e deformadas para os teores totais e estoque de C e N foram coletadas nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm, 20-30 cm e 30-40 cm. O teor de C na camada de 0-10 cm foi influenciado pelo manejo na seguinte ordem: PM = SSP > PD, enquanto os estoques totais de C (0-40 cm) não foram diferenciados e com tendência de maiores estoques na PM e no SSP.
Thesagro: Manejo do Solo
Pastagem
Palavras-chave: Sistemas integrados
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017106.pdf402,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace