Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085738
Título: A logística reversa de cartuchos e tonners no município de Belém-PA.
Autoria: MENDES, N. O. M.
COUTO, H. A. R. do
OLIVEIRA, T. S. D. de
Afiliação: Nathália Obando Maia Mendes, ESTAGIÁRIA CPATU; HILMA ALESSANDRA RODRIGUES DO COUTO, CPATU; THIAGO SENA DANTAS DE OLIVEIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Páginas: v. 2, p. 278-285.
Conteúdo: A Lei 12.305/2010 institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS, estabelece a Logística Reversa - LR e dá responsabilidade aos partícipes do ciclo de vida de produtos. Este trabalho objetivou verificar como se dá a LR de cartuchos e tonners em Belém - PA, apresentando a destinação final destes produtos. Foi realizada uma entrevista, com vendedores de cartuchos e tonners utilizado questionário, com 5 perguntas objetivas e subjetivas. Foram realizadas até três tentativas de ligação, no mês de setembro de 2017, para 40 lojas na cidade de Belém. A maioria, quando souberam o tema (LR), recusaram a participar da pesquisa. Foram entrevistadas 11 lojas, das quais 6 possuem até 7 (sete) anos no mercado, ou seja, foram criadas a partir da implantação da Lei 12.305/2010, e 5 possuem mais de 8 anos de funcionamento. Quanto ao porte: 2 de grande, 7 de médio e 2 de pequeno porte. Duas lojas afirmam não saber do que se trata a LR, 5 realizam LR e 4 não realizam. Das 6 lojas que não realizam e não saberem o que é LR, nenhuma manifestou interesse em implementar. Quando questionados sobre ?Como é realizado o processo de LR? ? Das 5 Lojas que realizam a LR, 2 não souberam explicar o procedimento; 3 Lojas disseram que recebem na própria Loja e destas 1 também manda buscar na casa do consumidor. Os cartuchos e tonners coletados em boas condições são reutilizados para revenda; os que não estão em boas condições são descartados no lixo comum por duas lojas e enviados para incineração por uma entrevistada. Foi possível observar que no município de Belém, o nível de conhecimento dos responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos cartuchos e tonners, em sua maioria desconhecem a legislação vigente e não executam o que rege a Lei.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Logística reversa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anaistcompletosimposio2017volume23.pdf835,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace