Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, P. da S.
dc.contributor.authorMEDEIROS, N.
dc.contributor.authorMELO, L. E. de L.
dc.contributor.authorSOUZA, F. I. B. de
dc.contributor.authorMORI, F. A.
dc.contributor.authorGOULART, S. L.
dc.date.accessioned2018-01-26T23:50:07Z-
dc.date.available2018-01-26T23:50:07Z-
dc.date.created2018-01-26
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, 3., 2017, Florianópolis. Trabalhos publicados. [Seropédica]: SBCTEM, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086484-
dc.descriptionA espécie Sterculia apetala se distribui geograficamente pelo México, na América Central, no Caribe e na América do Sul, apresentando entre 24-30 m de altura e densidade de 0,4 g.cm-³, adequada para a nidificação de aves da espécie Anodorhynchus hyacinthinus. A pesquisa busca determinar as propriedades físicas e anatômicas da madeira juvenil e adulta de S. apetala para entender suas características que favorecem a construção de ninhos por espécies de aves que nidificam em seus troncos. Para o estudo, retirou-se dois discos a 1,30 m do solo de árvores de S. apetala, localizadas em Parauapebas-PA, obteve-se pranchão central, do qual foram confeccionados corpos-de-prova a cada 1,0 cm para os parâmetros anatômicos e físicas, e efetuou-se a contagem dos anéis de crescimento. As características anatômicas correspondem à literatura, observou-se a formação de madeira adulta a partir de 13 cm da medula. Os valores referentes à fração parede das fibras, diâmetro dos vasos, largura dos raios e densidade básica foram estatisticamente maiores na madeira adulta que na juvenil, indicando melhores características de resistência, isolante térmico e conforto para as aves. As árvores de S. apetala da região estudada tendem a atingir diâmetros de estabelecimento de ninhos em seus troncos em idades inferiores a indivíduos do Pantanal, indicando maior disponibilidade para ninhos. Os resultados indicam que a preferência de S. apetala para a nidificação de aves pode estar relacionada a algumas propriedades anatômicas e físicas da madeira adulta, assim sugere-se o aprofundamento deste estudo com maior cunho ecológico e de conservação da espécie.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConservação da biodiversidade
dc.subjectAve
dc.subjectArara-azul
dc.titlePropriedades da madeira de Sterculia apetala e sua qualidade para nidificação da arara-zul na Amazônia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-26T23:50:07Zpt_BR
dc.subject.thesagroMadeirapt_BR
riaa.ainfo.id1086484
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-26
dc.contributor.institutionPâmela da Silva Ferreira, UEPA; NATALIA MEDEIROS, UEPA; Luiz Eduardo de Lima Melo, UEPA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Fábio Akira Mori, UFLA; SELMA LOPES GOULART, UFRA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
61098propriedadesda.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace