Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086603
Título: Caracterização de biochar proveniente de resíduos madeireiros ? RMN e RAMAN.
Autoria: REZENDE, F. A. de
NOVOTNY, E. H.
SOARES, J. R.
SOARES, A.
Afiliação: FABIANA ABREU DE REZENDE, CPAMT; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; JENAINA RIBEIRO SOARES, UFV; ÁLVARO SOARES, SPPT PESQUISAS TECNOLÓGICAS.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 32.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 16.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 14.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 11., 2016, Goiânia. Rumo aos novos desafios: [anais]. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016. Fertbio 2016.
Conteúdo: O uso agrícola de carvão (biochar) tem sido alvo de inúmeras pesquisas. Entretanto muito ainda se questiona a respeito da efetividade de adoção dessa prática. Técnicas de melhoria da qualidade do produto, com vista à sua aplicação como condicionadores de solo, são fundamentais para o desenvolvimento dessa tecnologia. Este trabalho teve como objetivo a caracterização de dois materiais, obtidos através de diferentes processos de pirólise, provenientes da mesma matéria prima, pó de serra de espécies nativas exploradas em locais de manejo florestal na região de Sinop/MT. Para a obtenção dos carvões a matéria prima foi processada em fornos tubulares de operação contínua e aquecimento indireto através da pirólise lenta, com tempo de residência e temperaturas de pirólise de: de 60 minutos a 450°C e 25 minutos a 650°C e neste último foi mantido um fluxo constante de vapor de água contracorrente ao fluxo da matéria prima para desobstrução de poros e consequentemente ativação do material. Os materiais foram caracterizados pela técnica de ressonância magnética nuclear ? RMN, no estado sólido utilizando a técnica de polarização cruzada com amplitude variável e rotação da amostra em torno do ângulo mágico. Além dessa técnica analisou-se as amostras pela técnica RAMAN. Com os resultados obtidos por RMN foi possível verificar que o processo de pirólise, apesar das temperaturas relativamente altas, resultou em uma carbonização parcial das amostras, com remanescentes dos precursores da biomassa (celulose), em especial para a amostra obtida a 450 °C, isso se deve provavelmente ao curto tempo de residência, resultando em um material heterogêneo, com porções bem carbonizadas mas também com porções mais hidrofílicas. Os resultados da técnica RAMAN apontam para uma desordem estrutural neste material carbonáceo, sendo uma boa direção para o estabelecimento de métodos de distinção entre amostras sintetizadas por diferentes procedimentos. Conforme esperado, a mesma matéria prima submetida a diferentes processos de pirólise resulta em diferentes produtos finais, que provavelmente terão comportamento e propriedades diferenciadas no solo, fator de grande importância para a produção de biochar com propriedades direcionadas ao um fim desejado (design biochar).
Thesagro: Serragem
Resíduo
Palavras-chave: Biocarvão
Co-produtos
Resíduo madeireiro
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016cpamtfabianarezendebiocharprovenienteresiduomadeireiro.pdf732,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace