Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086692
Título: Modelos não lineares de crescimento da tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) na linhagem Chitralada.
Autoria: SILVA, W. R. da
PAIXÃO, P. S. da
CARVALHO, W. M. de
CAMPECHE, D. F. B.
BONFÁ, H. C.
Afiliação: Willian Renato da Silva; Patrícia Santana da Paixão; Wenderson Moura de Carvalho; DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE, CPATSA; Hugo Colombarolli Bonfá.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.
SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.
SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.
SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.
SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.
SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.
SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.
SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO
FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.
FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2018, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
Páginas: p. 234-237
Conteúdo: Objetivou-se com este estudo avaliar e comparar diferentes modelos de crescimentos ajustados para descrever a relação peso corporal/idade da tilápia-do-nilo (Oreachromis niloticus) da linhagem Chitralada criadas em tanques-rede. O presente estudo foi conduzido pela CODEVASF / Embrapa Semiárido - CPATSA, em uma piscicultura comercial localizada na cidade de Juazeiro - BA. O banco de dados utilizado foi composto pelo peso corporal oriundo de sete biometrias realizadas em cada tanque-rede do inicio da criação ao abate dos peixes. As biometrias foram realizadas nos tempos 30, 60, 90, 150, 180, 240 e 270 dias, sendo cada biometria composta por 81 pesagens, totalizando em 567 medidas. Para o peso corporal foram ajustados os modelos de crescimento de Brody, Von Bertalanffy, Gompertz, Logistics e Richards em função do tempo. A escolha do modelo que melhor descrevesse a curva de crescimento da tilápia-do-nilo foi realizada pelo critério do coeficiente de determinação ajustado (R2Aj), o desvio padrão residual (DPR), o critério de informação de Akaike (AIC) e o critério bayesiano de Schwarz (BIC). Dentre os modelos avaliados, apenas o modelo de Brody não apresentou convergência para o peso corporal da tilápia-do-nilo. Os demais modelos ajustados apresentaram R2Aj semelhantes, apontando alteração apenas na terceira casa decimal. Comportamento semelhante foi observado ao DPR, mostrando que os resíduos destes modelos comportam de forma semelhante. Entretanto, para o AIC e BIC o modelo de Von Bertalanffy apresentou os melhores valores. O modelo de Von Bertalanffy apresentou-se como o mais adequado para a descrição da relação peso corporal/idade da tilápia-do-nilo, linhagem Chitraladacriadas em tanques-rede, fornecendo parâmetros com interpretações e valores que condizem com a realidade.
Thesagro: Piscicultura
Peixe
Tanque
Oreochromis Niloticus
NAL Thesaurus: Cages
Fish
Tanks
Palavras-chave: Tilápia do nilo
Tanque-rede
Nile tilapia
Non linear
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelosnaolineares....pdf41,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace