Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086869
Título: Avanço da agrometeorologia da palma forrageira: radiação fotossinteticamente ativa interceptada e absorvida pela cultura.
Autoria: SILVA, T. G. F. da
SOUZA, C. A. A. de
QUEIROG, M. G. de
SOUSA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
ARAÚJO, J. F. N. de
ARAÚJO JÚNIOR, G. do N.
JARDIM, A. M. da R. F.
Afiliação: THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; CARLOS ANDRÉ ALVES DE SOUZA, Doutorando da UFRPE; MARIA GABRIELA DE QUEIROZ, Doutoranda da UFV; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; JANDIS FERREIRA NUNES DE ARAUJO, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; GEORGE DO NASCIMENTO ARAÚJO JÚNIOR, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; ALEXANDRE MANIÇOBA DA ROSA FERRAZ JARDIM, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2017, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
Páginas: p. 2234-2236.
Conteúdo: Resumo: A palma é a cactácea forrageira mais cultivada no mundo, todavia, ainda negligenciada do ponto de vista de mudanças do uso da terra. A interação de uma superfície e a atmosfera varia com o tipo de interface (solo-planta-clima). Para este tipo de inferência, a radiação fotossinteticamente ativa interceptada ou absorvida é mundialmente usada. Pouco se dispõem de dados de interceptação ou absorção de radiação pela palma. Neste estudo, objetivou-se mensurar a fração e a quantidade de radiação fotossinteticamente interceptada e absorvida por esta espécie ao longo do ciclo. O experimento foi conduzido no município de Serra Talhada, PE, em uma área de 1,1 hectare de palma. Medidas de radiação solar global incidente e refletida, radiação fotossinteticamente ativa acima e abaixo da cultura, dados meteorológicos de uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia e de índice de área do cladódio (IAC) foram usados nesta pesquisa. Equações foram geradas utilizando como variável independente o tempo térmico (TT, oC dia). Observou-se três fases de acúmulo de radiação interceptada e absorvida pela palma, em resposta ao incremento do IAC. Ao final de 482 dias, a palma interceptou 1902 MJ m-2 dos quais 1461 MJ m-2 foram absorvidos, correspondendo a 73% e 62% da radiação fotossinteticamente incidente acima da cultura, nesta ordem. Esta informação é essencial para o avanço da pesquisa de modelagem da palma forrageira.
Thesagro: Palma forrageira
Irrigação
Pastagem
Forragem
Produção animal
Planta Forrageira
NAL Thesaurus: Opuntia
Animal production
Opuntia stricta
Irrigation
Pastures
Forage
Palavras-chave: Sensores de radiação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avanco....pdf170,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace