Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088713
Título: Teste de antibiose entre isolados bacterianos antagonistas a Fusarium spp.
Autoria: ENDERLE, D. C.
MIRANDA, G. D. S.
CONCEIÇÃO, L. D. da
FERREIRA, A.
WRUCK, D. S. M.
Afiliação: DAIANE CAROLINE ENDERLE, UNIC-SINOP; GINISLENE DIAS SOUZA MIRANDA, FASIPE-SINOP; LUCILENE DANTAS DA CONCEIÇÃO, FASIPE-SINOP; ANDERSON FERREIRA, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 64-67.
Conteúdo: O biocontrole de doenças radiculares é a área mais desenvolvida de biocontrole de doenças de plantas, com exemplos clássicos como o controle de Agrobacterium tumefaciens, agente da galha em coroa em diversas culturas, por Agrobacterium radiobacter. A introdução de microrganismos adaptados ao micro-habitat do patógeno é um dos aspectos mais relevantes para o sucesso de um programa de controle biológico de doenças de plantas. Neste contexto, diversos microrganismos são isolados, selecionados e utilizados como agentes biocontroladores de doenças: Trichoderma sp., Gliocladium virens, Talaromyces flavus, Pythium oligandrum, Coniothyrium minitans, Poridesmium sclerotivorum, Peniophora gigantea, Penicillium spp., Bacillus subtilis, Pseudomonas putida, Pseudomonas fluorescens, Agrobacterium radiobacter e Pasteuria penetrans (Melo, 1996). Rizobactérias promotoras de crescimento de plantas são bactérias de solo que colonizam as raízes de plantas e promovem o aumento no crescimento dessas plantas. Além disso, esses microrganismos se utilizam de diversos mecanismos específicos para promover a supressão de patógenos, como a antibiose, competição por substrato e indução de resistência sistêmica do hospedeiro (Kokalis-Burelle et al., 2006). As principais rizobactérias promotoras de crescimento de plantas são encontradas entre as Pseudomonas spp. não fluorescentes e fluorescentes, espécies de Bacillus, Streptomyces, Rhizobium, Bradyrhizobium, Acetobacter e Herbaspirilum, Agrobacterium radiobacter, Enterobacter cloacae e Burkholderia cepacia (Mariano et al., 2004). Objetivo deste trabalho foi avaliar a compatibilidade entre isolados nativos de rizobactérias do município de Terra Nova do Norte, MT, com potencial de uso no controle biológico da fusariose na cultura do maracujazeiro.
Thesagro: Antagonismo
Alelopatia
Fusarium
Bacteria
Agrobacterium tumefaciens
Maracuja
Fusariose
NAL Thesaurus: Agrobacterium radiobacter
Palavras-chave: Bicontrole
Doença radicular
Terra Nova do Norte
Mato Grosso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-af-teste-antibiose-isolados-bacterianos-antagonistas-fusarium-p-64-67.pdf651,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace