Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBALAN, M. A.
dc.contributor.authorCAVALIERI, S. D.
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorMETZ, L. H.
dc.contributor.authorFONSECA, B. T. da
dc.contributor.authorLIMA JUNIOR, F. de M.
dc.contributor.authorSILVA, J. N. da
dc.contributor.authorFERNANDES, D. O.
dc.date.accessioned2022-02-07T15:00:39Z-
dc.date.available2022-02-07T15:00:39Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 116-119.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088749-
dc.descriptionAs espécies de plantas do gênero Crotalaria vem sendo estudas e utilizadas nos sistemas de produção agrícola como plantas de cobertura/adubo verde para melhoria da estrutura do solo, fixação biológica de nitrogênio, reciclagem de nutrientes, manejo de nematoides e supressão de plantas daninhas. Além disso, apresentam grande potencial para ser utilizadas em sistemas de consórcio com culturas, especialmente com o milho. Isso possibilita o melhor aproveitamento do ano agrícola, tendo no mesmo período, o retorno econômico com a produção de grãos e os benefícios desse adubo verde (Telhado, 2007). A Crotalaria spectabilis caracteriza-se por apresentar porte arbustivo mediano (0,6 a 1,5 m), raiz pivotante profunda capaz de romper camadas compactadas e crescimento inicial lento. Em função do lento desenvolvimento inicial, comparada às outras espécies do gênero, a semeadura da C. spectabilis tem sido recomendada com população de plantas por hectare elevada (Carvalho et al., 2003). Esse maior adensamento contribui para o manejo de nematoides, devido a maior possibilidade de penetração do fitoparasita no sistema radicular da crotalaria, por haver maior número de plantas por área. Logo, com a utilização do consórcio de crotalária com a cultura do milho, é estritamente importante prospectar herbicidas que controlem plantas daninhas e possíveis plantas voluntárias oriundas de sementes depositadas no solo após a colheita da cultura anterior. Todavia, para viabilizar esse consórcio, esses herbicidas devem apresentar seletividade para as duas culturas, apesar das diferenças botânicas e fisiológicas entre as espécies. Desta forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a seletividade de herbicidas registrados para a cultura do milho para C. spectabilis na modalidade de aplicação em pré-emergência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSinop-MT
dc.titleSeletividade de herbicidas aplicados em pré-emergência para crotalaria spectabilis visando o consórcio com milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHerbicida
dc.subject.thesagroPré-emergência
dc.subject.thesagroPós-emergência
dc.subject.thesagroCrotalaria
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroRotação de cultura
dc.subject.thesagroSistema de cultivo
riaa.ainfo.id1088749
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-07
dc.contributor.institutionMATHEUS AGOSTINHO BALAN, UFMT-SINOP; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT-SINOP; BÁRBARA THAÍS DA FONSECA, UFMT-SINOP; FÉLIX DE MORAIS LIMA JUNIOR, UFMT-SINOP; JACKSON NOGUEIRA DA SILVA, UFMT-SINOP; DIEGO ORTEGA FERNANDES, UFMT-SINOP.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace