Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094574
Título: O perfil socioeconômico dos produtores de farinha de tapioca do distrito de Americano em Santa Izabel do Pará.
Autoria: MONTEIRO, R. P. dos S.
NASCIMENTO, M. N. C. F.
SANTOS, J. C. dos
FILGUEIRAS, G. C.
Afiliação: Regiane Pinheiro dos Santos Monteiro, Mestranda do Instituto Biológico de São Paulo; Mônica Nazaré Corrêa Ferreira Nascimento, UFRA; JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPATU; Gisalda Carvalho Filgueiras, UFPA.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018.
Conteúdo: Este trabalho teve por objetivo analisar o perfil dos produtores de farinha de tapioca do Distrito de Americano, sob a perspectiva socioeconômica. Este Distrito, é reconhecido como o maior polo produtor da farinha de tapioca do estado do Pará e desenvolve sua economia em torno dessa produção. Optou-se pela pesquisa de campo, possibilitando vivenciar a realidade desses produtores e, assim ter uma visão holística da real situação dos produtores de farinha de tapioca e traçar o perfil socioeconômico, mediante a aplicação de 22 questionários, abrangendo 22 famílias que estivessem desenvolvendo essa atividade. Os resultados apontaram que esta atividade é exercida principalmente por homens, sendo ? também - a principal fonte de renda desses produtores. Entretanto, o principal insumo para a produção da farinha de tapioca, a fécula, vem do Paraná, assim como a obtenção desta se dá através de intermediários (86%), que resulta como principal dificuldade por conta do custo de obtenção. Constatou-se, ainda, que a maioria dos produtores tem um baixo nível de escolaridade, fazendo-se necessário propor alternativa que incentive esses produtores a buscar capacitação para gerir suas atividades. As famílias são pequenas e não conseguem proporcionar toda a mão de obra necessária, havendo necessidade de contratar pessoas para trabalhar na produção de farinha. Por fim, a atuação dessas famílias e/ou produtores na produção dessa atividade (farinha de tapioca) está relacionada ? também - a questões culturais.
Thesagro: Desenvolvimento Rural
Produção Agrícola
Farinha
Produtor
Palavras-chave: Perfil socioeconômico
Farinha de tapioca
Notas: SOBER 2018.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8503.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace