Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Y. M. M. de
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.contributor.authorAMANCIO, C. O. da G.
dc.contributor.authorUZEDA, M. C.
dc.contributor.authorGAROFOLO, A. C. S.
dc.date.accessioned2018-12-13T00:09:34Z-
dc.date.available2018-12-13T00:09:34Z-
dc.date.created2018-12-12
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: VILELA, G. F.; BENTES, M. P. de M.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; MARQUES, D. K. S.; SILVA, J. C. B. (Ed.). Vida terrestre: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 9. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 15).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1101290-
dc.descriptionEste capítulo aborda a contribuição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na execução de políticas públicas para atingir a meta 15.9 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (Nações Unidas, 2018): Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas. A capacidade de geração e manutenção dos serviços ambientais (regulação do clima e da água; polinização; provisão de água, fibras, madeira e alimentos; controle de erosão, dentre outros) nos diversos ambientes pode se encontrar comprometida devido aos usos inadequados ou superestimados e às alterações climáticas. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em dezembro de 2017, lançou um informe em que menciona que os níveis de pobreza extrema na região aumentaram em 2015 e 2016, mantendo-se estáveis em 2017. Os números giram em torno de 10% da população, com predomínio de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e populações em áreas rurais. Isso demonstra a grande importância do estabelecimento de políticas públicas para esse contingente. No que tange ao meio rural, algumas iniciativas têm sido adotadas, entre elas o pagamento por serviços ambientais (PSA) ou ecossistêmicos (PSE) e as estratégias de manejo associadas à diminuição dos impactos negativos de uma agricultura baseada em alta demanda de insumos sintéticos. Para Wunder (2017), o PSA é uma transação voluntária, na qual um serviço ambiental bem definido ou um uso da terra que possa garantir tal serviço, é comprado por, pelo menos, um comprador e fornecido por, no mínimo, um provedor, desde que o provedor garanta a provisão desse serviço. O PSA surge como uma maneira de conferir valor monetário aos serviços ambientais gerados, tornando sua oferta uma parte da decisão estratégica dos agentes, uma vez que os usuários recebem um incentivo direto ao tornar suas práticas mais sustentáveis (Pagiola et al., 2002).
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleConservação de ecossistemas e redução da pobreza.
dc.typeParte de livro
dc.date.updated2019-01-14T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroEcossistema
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroPobreza
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.thesagroBiodiversidade
dc.subject.nalthesaurusEcosystems
dc.subject.nalthesaurusNatural resources conservation
dc.subject.nalthesaurusPublic policy
dc.subject.nalthesaurusBiodiversity
riaa.ainfo.id1101290
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-14 -02:00:00
dc.contributor.institutionYEDA MARIA MALHEIROS DE OLIVEIRA, CNPF; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; MARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YedaODS15cap9.pdf385,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace