Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102428
Título: Resistência do solo à penetração em pasto de capim-mombaça sob efeito residual do nitrogênio pastejado por bovinos de corte.
Autoria: GURGEL, A. L. C.
DIFANTE, G. dos S.
MONTAGNER, D. B.
ARAUJO, A. R. de
SANTANA, J. C. S.
SANTOS, A. Y. de O.
Afiliação: Antonio Leandro Chaves Gurgel, Programa de Pós-graduação em Produção Animal/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Gelson dos Santos Difante, Programa de Pós-graduação em Produção Animal/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; DENISE BAPTAGLIN MONTAGNER, CNPGC; ALEXANDRE ROMEIRO DE ARAUJO, CNPGC; Juliana Caroline Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS; Anna Yanka de Oliveira Santos, Agronomia/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 9., 2018, Viçosa. Anais de resumos expandidos... Viçosa: Os Editores, 2018. Editores: Rogério de Paula Lana e outros
Páginas: p. 1973-1976
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o efeito residual do nitrogênio na resistência a penetração do solo em pastos de capim-mombaça pastejado por bovinos com lotação intermitente. A área experimental possui 13,5 ha, com nove módulos, subdivididos em seis piquetes de igual área. Os pastos receberam três doses anuais de nitrogênio na forma de ureia (100, 200 e 300 kg ha-1 de N) por três anos consecutivos, e no ano de 2018, não receberam nenhum tipo de adubação nitrogenada, caracterizando o efeito residual do nitrogênio. A resistência a penetração do solo (RP) foi obtida no pré e pós pastejo por leitura direta em aparelho medidor automatizado de compactação do solo a cada 5 cm até atingir os 60 cm de profundidade. A interação entre o efeito residual do nitrogênio e as profundidades não foi significativa no pré e pós pastejo para RP. A RP no pré pastejo não foi influenciada pelas doses de nitrogênio em nenhuma das profundidades. As diferentes profundidades apresentaram efeito quadrático no pré e pós pastejo. Foi observado aumento de RP da profundidade de 5 cm para a de 10 cm. A partir de 10 cm de profundidade houve diminuição da RP até 60 cm. A RP diferiu entre doses de nitrogênio no pós pastejo. A maior RP (1,97 MPa) foi observada no solo sob o efeito residual de 300 kg/ha de N, com maior valor na camada de 10 cm (3,60 MPa). Solo implantado com capim-mombaça sob efeito residual da aplicação de 300 kg/ha de N por três anos consecutivos, tem maior resistência do solo a penetração no pós pastejo.
Thesagro: Solo
Palavras-chave: Característica físical
Latossolo Vermelho distrófico
Pasto
Dystrophic red latosol
Grass
Physical characteristics
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resistenciadosoloapenetracao.pdf174,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace