Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGONÇALVES, L. P. C.
dc.contributor.authorQUEIROGA, J. L. de
dc.contributor.authorSILVA, L. da
dc.contributor.authorMALAGODI-BRAGA, K. S.
dc.contributor.authorMORICONI, W.
dc.date.accessioned2019-01-04T23:34:09Z-
dc.date.available2019-01-04T23:34:09Z-
dc.date.created2019-01-04
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS. Terra, trabalho e lutas no século XXI: projetos em disputa, 2018, Araraquara: anais... Araraquara: UNIARA, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103022-
dc.descriptionAs Políticas Públicas são diretrizes para a ação do poder público, atuando como uma mediação entre agentes sociais e agentes do estado. Essas políticas sistematizadas e regulamentadas são, hoje, fundamentais para a manutenção e melhoria das condições da agricultura familiar. Simultaneamente, os sistemas agroflorestais (SAFs) têm sido escolhidos como alternativa mais compatível à realidade de agricultores familiares por seu caráter biodiverso, integrando a produção para subsistência e soberania alimentar com a possibilidade de geração de renda, normalmente com custos menores que os investidos nos sistemas de produção convencional. Com o objetivo de identificar as dificuldades de efetivação das políticas públicas no desenvolvimento de agroflorestas no contexto da agricultura familiar no estado de São Paulo, foram estudados um total de 13 assentamentos de reforma agrária. Foi feita seleção amostral oriunda da indicação de informantes-chave através da metodologia ?bola de neve?, com posterior aplicação de questionário semi-estruturado em entrevista presencial, complementada pela revisão de bibliografia pertinente aos temas. Os resultados apontam uma grande dificuldade de acesso às políticas públicas existentes pelos agricultores, resultante do excesso de burocracias e falta de divulgação; a escassez de políticas públicas específicas para SAFs; e a insuficiência de capacidade técnica e estrutural das instituições públicas para garantir a plena efetivação dessas políticas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas Agroflorestais
dc.subjectProgramas governamentais
dc.subjectLimitações
dc.titleDificuldade de efetivação das políticas públicas para o desenvolvimento das agroflorestas em assentamentos do estado de São Paulo.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-07T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroReforma Agrária
riaa.ainfo.id1103022
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-07 -02:00:00
dc.contributor.institutionLucas Peters Cremasco Gonçalves, Unicamp; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; Lais da Silva, UFSCar-Araras; KATIA SAMPAIO MALAGOLI BRAGA, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQueirogaJLetalVIIISimposio...Rurais2018Politicas.pdf246,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace