Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCORNACINI, M. R.
dc.contributor.authorSILVA, J. R. da
dc.contributor.authorLUZ, K. C. da
dc.contributor.authorCAMBUIM, J.
dc.contributor.authorSANTOS, W. dos
dc.contributor.authorMORAES, M. L. T. de
dc.contributor.authorAGUIAR, A. V. de
dc.date.accessioned2019-01-07T23:48:56Z-
dc.date.available2019-01-07T23:48:56Z-
dc.date.created2019-01-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationScientia Forestalis, Piracicaba, v. 45, n. 115, p. 581-591, set. 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103119-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi propor um desbaste seletivo visando o manejo de um teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base no conhecimento da variabilidade genética, visando a conservação do seu potencial genético para fins comercial e ambiental. O teste foi instalado em 1996 em Selvíria-MS, no delineamento experimental de blocos completos casualizados. Foram usados 60 tratamentos (progênies) sendo 30 da procedência de Ilha Solteira-SP e 30 de Selvíria-MS com cinco repetições, 10 plantas por parcela, no espaçamento de 3 × 1,5 m, em plantio alternado com Jacaranda cuspidifolia Mart. Foram mensurados os caracteres DAP (diâmetro a altura do peito), ALT (altura total da planta), DMC (diâmetro médio de copa), FOR (forma de fuste) aos 18 anos após o plantio e a identificação do sexo das árvores. As estimativas de componentes de variância e parâmetros genéticos foram obtidas via modelo misto REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada). Observou-se diferenças significativas entre procedências para os caracteres DAP e ALT, na análise de cada procedência houve diferenças significativas entre e dentro de progênies para todos os caracteres, exceto FOR. O coeficiente de herdabilidade em nível de média de progênies variou de 0,43 (FOR-MS) a 0,78 (DAP-MS) e a herdabilidade individual de 0,08 (FOR-MS) a 0,37 (DAP-MS). A acurácia foi alta (> 0,65) e os coeficientes de variação genética foram maiores que 5,6. As porcentagens de indivíduos em floração nas procedências de Ilha Solteira e Selvíria foram de 11% e 16%, respectivamente, com predominância de indivíduos com flores masculinas. A estratégia de seleção dentro de progênies, com seleção de 50% dos indivíduos com base no caráter DAP, revelou baixos ganhos na seleção, porém é a mais indicada para esse teste, pois possivelmente levará a uma menor alteração da variabilidade genética da população e diminuirá a probabilidade de cruzamentos entre parentes. Essa proposta de desbaste seletivo é mais adequada visto que a porcentagem de indivíduos em florescimento é baixa, o que inviabiliza a identificação sexual de todos os indivíduos do teste, e, consequentemente, as estimativas mais acuradas de parâmetros genéticos como o tamanho efetivo populacional.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConservação genética
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectGenetic conservation
dc.titleDesbaste seletivo em teste de procedências e progênies de Astronium fraxinifolium Schott com base na variabilidade genética.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2019-01-07T23:48:56Zpt_BR
dc.subject.thesagroAstronium Fraxinifolium
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroGonçalo Alves
dc.subject.nalthesaurusForest management
riaa.ainfo.id1103119
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-07
dc.identifier.doi10.18671/scifor.v45n115.15
dc.contributor.institutionMaiara Ribeiro Cornacini, Pós-graduanda da UNESP; Janaína Rodrigues da Silva, Pós-graduanda da UNESP; Kelly Cristina da Luz, Pós-graduanda da UNESP; José Cambuim, Pós-graduando da UNESP; Wanderley dos Santos, Pós-graduando da UNESP; Mário Luiz Teixeira de Moraes, UNESP; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017APIAnandaSFDesbaste.pdf678,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace